Moonlighter sempre aparecia nas recomendações de jogos que você precisa conhecer, e eu só via elogios. Então, quando a 11 bit me perguntou se eu queria uma chave do Early Access, não pensei duas vezes. Aceitei mais rápido que o Will pulando numa dungeon. Deixo aqui meu agradecimento à equipe pela confiança.
Desenvolvido pela Digital Sun Games, Moonlighter 2: The Endless Vault ficou disponível no dia 19 de novembro para acesso antecipado e já chegou com a porta da loja escancarada, mostrando para o que veio. Se o primeiro jogo já fazia a gente dizer só mais uma run e virar madrugada, este aqui segue o mesmo caminho. As novas mecânicas se misturam bem com as antigas, deixando tudo mais fluido e viciante. Agora com gráficos em 3D, o jogo ganhou um brilho a mais. Arrisco dizer que ficou até mais bonito que antes.
Desta vez, a cidade de Rynoka acabou capturada por uma criatura conhecida como Molock, e o nosso querido Will, junto com outros moradores, é transportado para Tresna, um lugar novinho em folha e cheio de mistérios. Lá, a loja não é mais dele, mas sim da Senhorita Pecúnia, que não brinca em serviço e cobra como se cada dia fosse Black Friday.
Explorando esse novo mundo, Will conhece a entidade The Endless Vault, que promete realizar seu maior desejo caso ele tenha sucesso nessa nova jornada. E, claro, começa tudo de novo: cavar dungeons atrás de tesouros e enfrentar criaturas que nunca acordam de bom humor. Agora o arsenal é mais variado, com quatro classes de armas: espada curta, espada gigante, lança e manoplas. Sem falar nos poderes especiais como o Blo-Blaster e o Blo-Beam, que são perfeitos para causar dano à distância. Como se não bastasse, os mapas são gerados proceduralmente, garantindo que cada exploração seja uma surpresa nova.
Achou itens valiosos? Ótimo. Agora é hora de colocar tudo na vitrine e usar suas habilidades de lojista. A sequência ganhou um sistema novo de relíquias, que aplicam efeitos nos itens da sua mochila. Tem item que queima outros, alguns blindam, outros fortalecem. Em resumo, não arrume a mochila de qualquer jeito. Se organizar errado, pode se arrepender bonito depois.
O dinheiro das vendas continua sendo essencial para melhorar equipamentos, expandir a loja e facilitar sua vida nas cavernas. Tresna também é cheia de vida, com lojas variadas, NPCs engraçadinhos e personagens secundários oferecendo missões extras. Isso deixa o jogo mais completo e com aquela sensação de progresso que dá gosto.
Moonlighter 2 passa a sensação de que a franquia cresceu, amadureceu e ainda manteve aquele charme que fisgou tanta gente. A rotina de dia mercador, noite guerreiro permanece o coração da série, mas tudo parece mais polido, mais ambicioso e muito mais gostoso de jogar. O combate está mais ágil, o roguelike está mais direto ao ponto e o visual renovado mostra o cuidado do estúdio com a evolução da obra. Enquanto isso, a parte de gerenciar a loja ficou mais profunda, mas sem virar um quebra-cabeça impossível.
Mesmo ainda em desenvolvimento, o jogo já está agradável de jogar. É divertido, viciante e já mostra um potencial enorme. Moonlighter 2 merece sua atenção, seja para conhecer agora, para quem já conhecia ou se você for só alguém que ama um bom roguelike cheio de ação, loot e a sensação de que tem controle o suficiente para acreditar que será só mais uma dungeon.
Para mim, já entrou oficialmente na lista de jogos para acompanhar de perto e tem tudo para se tornar algo realmente especial conforme for evoluindo.