Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Que time brasileiro conseguiria isso, se não o Palmeiras, o time da virada?

O Verdão agora vai pegar o Flamengo, em mais uma final de Libertadores envolvendo times brasileiros

Marcondes Brito

31/10/2025 4h09

img 0387

img 0387

O Palmeiras fez o que parecia impossível. Precisava vencer por três gols de diferença para chegar à final da Libertadores – e venceu por quatro. Diante de uma LDU confiante e retrancada, o time de Abel Ferreira protagonizou mais uma virada histórica, uma daquelas que entram para o folclore do futebol brasileiro.

Foi uma noite mágica no Allianz Parque, justamente no dia em que Abel completou cinco anos no comando do clube. O português, agora o técnico mais vitorioso da história palmeirense, parecia prever o que viria. E veio: 4 a 0, com gols de Sosa, Bruno Fuchs e dois de Raphael Veiga, o herói improvável que saiu do banco para definir a classificação.

O jogo foi intenso, tenso e simbólico. O Palmeiras dominou desde o início, empurrando os equatorianos para o próprio campo. O garoto Allan, cria da base, fez uma partida de gente grande – jogou de ala, de meia, de tudo um pouco, e foi dele a jogada do pênalti que fechou a goleada.

Agora, o Palmeiras reedita, quatro anos depois, a final de 2021, contra o Flamengo. A decisão será no dia 29 de novembro, em Lima, onde o clube buscará o tetracampeonato da América.

Flamenguistas secaram

Nas redes sociais, torcedores do Flamengo não esconderam a torcida pela LDU — adversário considerado bem mais acessível para a final. Mas o plano de secar o rival deu errado. A virada palmeirense pegou muitos de surpresa e gerou reações irônicas, memes e desânimo entre os rubro-negros. Afinal, o reencontro entre Flamengo e Palmeiras em uma final de Libertadores promete reabrir as feridas de 2021, quando o time de Abel levou a melhor em Montevidéu.
Ou seja, os flamenguistas queriam um passeio. Ganharam uma revanche.

Finais brasileiras

A última decisão continental entre dois brasileiros teve o título inédito do Botafogo, com uma grande vitória de 3 a 1 sobre o Atlético-MG no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina). 
Dois anos antes, o troféu ficou com o Flamengo, que derrotou o Athletico-PR pelo placar de 1 a 0, no dia 29 de outubro de 2022, no estádio Monumental de Guayaquil (Equador).
O Rubro-Negro também esteve envolvido na final da edição 2021 da competição. Porém, naquela oportunidade o time da Gávea foi derrotado pelo Palmeiras pelo placar de 2 a 1, na prorrogação, no estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).
Em 2020 o Verdão também ficou com o título, ao superar o Santos por 1 a 0 no estádio do Maracanã.
A primeira edição da Libertadores com final brasileira foi em 2005, quando o São Paulo derrotou o Athletico-PR. Um ano depois o time do Morumbi voltou a buscar a conquista continental, mas o troféu ficou com o Internacional.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado