Siga o Jornal de Brasília

Figuras de Brasília

Figuras de Brasília: Marianne Peretti

Marie Anne Antoinette Peretti, conhecida como Marianne Peretti, nasceu em Paris, França, no dia 13 de dezembro de 1927. Filha da modelo francesa Antoinette Ruffier e do historiador pernambucano João de Medeiros Peretti, cresceu e foi educada na capital francesa, onde estudou desenho e pintura.

 

A jovem Marianne em 1964

 

Marianne veio morar no Brasil somente em 1953, dedicando-se à criação de vitrais, esculturas e relevos para prédios públicos e particulares. Além disso, participou de várias exposições individuais e coletivas em Paris, São Paulo, Olinda e outras cidades. Oscar Niemeyer conheceu seu trabalho em um vitral feito para a arquiteta Janete Costa, convidando-a para participar da equipe de artistas que iriam ajudar na construção dos prédios de Brasília. Marianne foi a única mulher nesse time.

 

Vitral no Memorial JK

 

Em Brasília, suas obras estão na Câmara dos Deputados, Senado Federal, Palácio do Jaburu, Memorial JK, Teatro Nacional, Superior Tribunal de Justiça, Panteão da Pátria e na Catedral, seu trabalho mais famoso e que só foi realizado no final dos anos 80.

 

Peretti e sua obra mais famosa: os vitrais da Catedral de Brasília

 

Atualmente, Marianne tem 91 anos e mora em Olinda, Pernambuco. É considerada a mais importante vitralista brasileira em todos os tempos.

Você pode gostar
Publicidade