Menu
Figuras de Brasília

Figuras de Brasília: João Filgueiras Lima

João Amador

02/07/2018 23h34

Atualizada 02/12/2019 12h41

João Filgueiras Lima, conhecido pelo apelido carinhoso de Lelé, foi um dos arquitetos mais importantes do Brasil e autor de vários projetos clássicos de Brasília.

Nascido no Rio de Janeiro, Lelé chegou na capital em 1957,  aos 25 anos, indo trabalhar na equipe de Oscar Niemeyer. Ele estava recém formado e fazia de tudo: cálculos, instalações elétricas, fundações, etc. O importante era aprender. Um dos seus primeiros projetos, já nos anos 1960, foi a Colina, uma área residencial feita para os professores da Universidade de Brasília. 

 

Prédio da Colina

Logo depois, recebeu de Niemeyer a tarefa de projetar o Hospital de Taguatinga. Foi o primeiro prédio hospitalar feito por Lelé e foi aí que ele começou a pesquisar técnicas e materiais próprios para esse tipo de construção. Todo esse conhecimento resultou no que muitos consideram sua maior obra: a rede de hospitais Sarah, onde ele teve várias ideias que usavam a arquitetura para melhorar a vida dos pacientes. Como us  ar a ventilação natural para substituir o ar condicionado e diminuir o risco de infecção hospitalar, por exemplo. 

Lelé em um dos prédios da Rede Sarah

 

E há outras obras de Lelé em Brasília que você certamente já viu, como o edifício Camargo Corrêa, no Setor Comercial Sul e o prédio da Disbrave, na Asa Norte, onde também funcionava o escritório do arquiteto. 

 

Edifício Camargo Corrêa

 

João Figueiras Lima morreu em 2014, aos 82 anos, em consequência de um câncer de próstata.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado