Menu
Figuras de Brasília

Figuras de Brasília: Alfredo Ceschiatti

João Amador

28/08/2018 23h27

Atualizada 02/12/2019 12h41

Alfredo Ceschiatti nasceu em Belo Horizonte no dia 1o de setembro de 1918. Filho de italianos, viajou para a Itália aos 19 anos graças a uma bolsa do governo daquele país que incentivava os filhos de imigrantes a conhecer a pátria de seus pais. Foi ali que se apaixonou pelas obras renascentistas e resolveu ir para o Rio de Janeiro estudar na Escola Nacional de Belas Artes.

 

Ceschiatti em frente à estátua A Justiça

 

Em 1945, a convite de Oscar Niemeyer, fez o baixo-relevo do batistério da Igreja São Francisco de Assis na Pampulha, em Belo Horizonte. A partir daí, começou uma grande parceria com o arquiteto, realizando várias obras em Brasília alguns anos depois.

 

São de autoria de Ceschiatti: As Banhistas, no Palácio da Alvorada; A Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal; Os Anjos e Os Evangelistas, na Catedral e A Contorcionista que, apesar de ter sido criada em 1952, foi para o Teatro Nacional em 1980; e Anjo, na Câmara dos Deputados.

 

Os Evangelistas na entrada da Catedral

 

Os Anjos, no interior da Catedral

 

Na capital, o escultor integrou a Comissão Nacional de Belas Artes no início dos anos 1960 e foi professor de escultura e desenho na Universidade de Brasília.

 

Alfredo Ceschiatti morreu no dia 25 de agosto de 1989.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado