Menu
Esplanada
Esplanada

STF não silencia maletas

Arquivo Geral

28/10/2016 12h00

Atualizada 27/10/2016 20h46

A verborragia figadal do presidente do Senado, Renan Calheiros, vangloriando-se da decisão monocrática do ministro Teori Zavascki (foto) é uma vitória de Pirro. O ministro do STF suspendeu em liminar a Operação Métis no Senado. Mas não a invalidou, por ora. Contudo a PF já avançou nas perícias das maletas de varreduras de grampos e sabe o que aconteceu no submundo do Congresso Nacional. Isso pode contribuir para a Lava Jato. Estão todos tremendo – no Congresso e no Planalto – com o que pode ser revelado

A conferir

O plenário do STF pode decidir pela anulação da operação ou continuidade – neste caso a Corte vai pedir à PF mais diligências, e a polícia dá prosseguimento à devassa.

Ouvidoria

A Coluna citou que a PF investigava se o software das maletas foi adulterado para fazer escutas telefônicas. O Instituto Nacional de Criminalística é um dos melhores do mundo

Alvo da AJUFE

Renan fez pior, ao dizer que não se referia ao juiz Valisney Souza de Oliveira o termo ‘juizeco’. Deixou conotar, então, que generaliza o neologismo pejorativo. Briga grande

C.S.I. Blumenau

Hollywood é aqui. A PF infiltrou um agente numa academia de Blumenau (SC) por meses para pegar Michael Knighten, hacker foragido dos EUA. É acusado de desviar US$ 2 milhões de empresas americanas. Usava o nome de Michael Sabatine e foi pego pela digital num copo de plástico periciado pelo Instituto Nacional de Criminalística.

Tolerância zero

O Correios assinou ontem adesão ao programa de Integridade da CGU, conhecido como ‘compliance anticorrupção’. A estatal vai adotar conjunto de medidas para prevenir, detectar e remediar a ocorrência de fraude e corrupção na empresa.

Saldo trabalhista

Comandante do PTB paulista, o deputado Campos Machado fechou feliz o balanço da eleição. O partido elegeu 150 prefeitos ou vice-prefeitos, e compõe chapa em sete das 13 cidades onde haverá 2º turno.

Encostou

Machado contabilizou quase 600 vereadores – fez a 3ª bancada no Estado, atrás apenas do PSDB, que controla o Bandeirantes, e do PMDB, inquilino do Planalto.

Estrada$

Evidente que as estradas brasileiras estão longe do ideal. Mas a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte divulgada em hora pertinente, associada a ofensiva de assessoria de imprensa pautando as TVs explica a ganância das bancadas dos parlamentares por emendas de obras no DNIT e no Ministério dos Transportes.

Três hospitais

Os custos são altos para os desvios das rodovias – ops!, os entroncamentos. Como explicar ao cidadão que duas obras simples de emendas em rodovias em Governador Valadares estão avaliadas em R$ 250 milhões? Isso levantaria três hospitais.

Salve, Valisney!

O juiz Valisney Souza é raridade, e merece respeito. Autoridades do Judiciário – e isso inclui a PF – sempre reclamaram nos bastidores que os magistrados da capital evitam autorizar grampos ou operações para não terem dor de cabeça com políticos.

Letras garrafais

Os agentes do Congresso sonham equiparação com a temida e aplaudida Polícia Federal. O uniforme dos seguranças patrimoniais tem na camisa as palavras POLÍCIA FEDERAL, com ‘Legislativa’ (esta bem pequena, ao centro).

Canetada

A turma já têm, pelo menos, poder de inquérito, de varreduras e direito a porte de armas. Concedidos pela caneta do presidente Renan Calheiros em resolução.

Oncologistas, uni-vos

O Rio recebe hoje e amanhã no Royal Tulip São Conrado especialistas no IV Congresso Internacional Oncologia D’Or. Debatem avanços no diagnóstico e tratamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado