Menu
Esplanada
Esplanada

Racha entre cristãos

Arquivo Geral

28/06/2016 12h00

Há um discreto racha entre duas frentes no Governo de Michel Temer. Os evangélicos emplacaram quatro no primeiro escalão: os ministros Marcos Pereira (Ciência, Tecnologia & Comunicação); Ronaldo Nogueira (Trabalho) e Fátima Pelaes (Secretaria da Mulher), além da deputada Rosinha da Adefal na Secretaria de Pessoas com Necessidades Especiais. No contrapeso, parlamentares da bancada católica lutam agora para emplacar apadrinhados no segundo escalão das estatais e ministérios.

Tempos de discrição

O PSDB completou 28 anos semana passada. Sem festa, sem bolo, sem alarde.

Da Corte

A ministra do STF Cármen Lúcia, futura presidente da Corte, passou a apoiar discretamente o advogado Henrique Ávila para a vaga do Senado no CNJ.

Esboço

Há quem diga nos corredores do Poder que a disputa para o governo do DF em 2018 será entre Rollemberg e Alírio Neto, pelo grupo de Tadeu Filippelli.

Jato d’água

O Presidente Michel Temer vai editar Medida Provisória para liberar recursos extras com a finalidade de pagar os 7 mil carros pipas para atendimento ao semi-árido nordestino. As prefeituras fecharam com as empresas à espera da prometida verba, e o Governo Dilma segurou.

UDN renasce

A União Democrática Nacional (UDN) será refundada. O lançamento da nova frente será dia 4 de julho por um grupo de direita em Brasília, com o mote “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Já tem site, o www.udn.com.br.

Só para lembrar

Surgida com a redemocratização após o Estado Novo, a UDN se opunha a tudo o que cheirasse a getulismo e a trabalhismo. Foi durante muito tempo o segundo maior partido brasileiro, mas nunca elegeu um presidente da República. Só chegou ao governo com Jânio Quadros, que não pertencia ao partido e renunciou sete meses após a posse.

Pode piorar

Já está ruim para Jair Bolsonaro, e pode piorar. Está na pauta do Conselho de Ética da Câmara para esta semana análise da denúncia por quebra de decoro sobre a sua declaração no voto do impeachment de Dilma. Ele homenageou o falecido coronel Brilhante Ustra, notoriamente um torturador do regime militar nos anais oficiais.

Gol contra

Alguns famosos jogadores de futebol deixaram de ser exemplo para a garotada. O goleiro Bruno matou a amante; Piá foi preso por explodir caixas eletrônicos; Jobson está na cela acusado de estupros. Neymar e Messi na mira do Fisco do Brasil e Espanha.

Última chance

As cúpulas dos partidos aliados da presidente afastada Dilma estudam lançar um manifesto em defesa da antecipação das eleições. Esperam que novos episódios atinjam o governo Temer e miram o apoio de parlamentares com perfil independente.

Sempre ela

A proposta de ressuscitar a CPMF não está enterrada. A equipe econômica do Governo aguarda o desfecho do impeachment e, se Temer ficar, vai chamar os líderes aliados para traçar estratégia de votação-relâmpago do imposto.

E agora?

Com a palavra, a Fiesp, apoiadora incondicional de Temer e contra aumento de impostos…

Rio colorido

As obras do Happening ‘Colorindo o Rio’ vão ficar em exposição em julho no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça XI. A Intervenção urbana com participação de moradores e turistas serão doadas à Prefeitura.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado