Menu
Esplanada
Esplanada

Plano Temer prevê reforma tributária para 2017

Arquivo Geral

22/11/2016 12h00

Atualizada 21/11/2016 22h04

O ‘Diálogo para o Desenvolvimento’ lançado ontem com o novo Conselhão pelo presidente Michel Temer é o preâmbulo do que planeja para 2017. Paralelo ao grupo, começou a trabalhar sigilosamente um conselho interministerial para elaborar a Mensagem ao Congresso Nacional que Temer lerá em fevereiro. O Plano Temer, como já é chamado nos bastidores, prevê uma reforma tributária e ‘melhoria no ambiente de negócios’. Outros Governos e Legislaturas já tentaram sem sucesso uma reforma fiscal.

Cinco pontos

A Mensagem Presidencial já sai do prelo com cinco pontos: Econômico, Gestão Pública, Infraestrutura, Brasil & Mundo e Social & Cidadania.

Te cuida, ministro

O PT comemora uma informação que, se chegar aos fatos, fará de Lula um banana dono de triplex. O prédio inteiro do La Vue em Salvador pode ser do ministro Geddel Lima.

Tapumes oficiais

Em 2014, ao perder eleição para o Senado, Geddel disse que seria construtor. Há meses, trocou o diretor do Iphan em Salvador e ‘tomou’ a Secretaria de Patrimônio da União.

Em sintonia?

O setor produtivo pode comemorar. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não cansa de afirmar que o Governo deve ser capaz de resolver o problema fiscal do Brasil sem aumento de impostos. A conferir o Plano Temer que vem aí para reforma fiscal.

Recado dado

“Com esta promessa de não aumento de impostos aumentará a confiança da indústria e a segurança para fazer novos investimentos. Confiamos nesta posição do ministro, do Governo do presidente Temer”, afirma Edson Vismona, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO).

Raios x

Os números do ETCO são alarmantes. Os efeitos negativos da ‘elevação dos impostos foram a perda de competitividade, o aumento exponencial do contrabando, a queda da arrecadação e o desemprego’.

Gafe no aeroporto

O FBI precisa dar satisfações à PF. Como o advogado Rodrigo Tacla Duran, na lista vermelha da Interpol, conseguiu embarcar de Miami para Madri, onde enfim foi detido?

BB

A situação é feia no Banco do Brasil, que anunciou fechamento de agências. A inadimplência de empréstimos – de pequenos a altos valores – alarmou a nova direção.

Plano B

Presidentes e dirigentes de partidos nanicos têm plano B para caso o Congresso aprove a cláusula de barreira. Ameaçados de serem riscados do mapa e reduzidos a federações, vão recorrer ao STF que, em 2006, já se posicionou sobre a matéria.

Respaldo judicial

O pleno da Corte declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos) que instituem a chamada ‘cláusula de barreira’. A decisão unânime foi tomada no julgamento conjunto de duas ações diretas de inconstitucionalidade apresentadas, respectivamente, pelo PCdoB e PSC.

Bob x Lula

Roberto Jefferson voltou ácido à política. O delator do mensalão cutucou o ex-presidente Lula: “No lançamento da campanha de defesa de Lula só apareceram 500 pessoas. No Face quatro mil curtiram. Lula não é o “cara”? Jesus ressuscitado

Ética publicitária

A agência publicitária Nova/SB foi a primeira do setor a ganhar do Ministério da Transparência e do Instituto Ethos o selo Empresa Pró-Ética.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado