Menu
Esplanada
Esplanada

O dia D – de Dilma e Despedida

Arquivo Geral

25/08/2016 12h00

Atualizada 24/08/2016 22h08

São previsíveis os momentos de constrangimento durante o depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff no plenário do Senado, na segunda-feira, cujo processo se inicia hoje. Um deles será durante as perguntas de ex-ministros dos governos do PT, hoje no front de Michel Temer, chamado de golpista. Em resposta aos ex-aliados, a petista já guarda a expressão “Me admira você”. Ela vai levar um dossiê, em papel e na memória, contra cada um dos senadores que lhe viraram as costas.

Dia A, de Agripino

Para Agripino Maia (DEM-RN), a tese de golpe bradada por Dilma caiu por terra. “Só de ela vir fazer a defesa frente ao presidente do STF legitima o processo”.

Ela deu aula

Agripino não engoliu a resposta de Dilma em 2009 no Senado, então candidata ao Planalto, que o deixou mal, ao perguntar por que ela mentiu ao ser torturada na ditadura.

Poliana petista

O senador Paulo Paim (PT-RS) aponta que o discurso de Dilma será decisivo para “derrubar o impeachment”. “Grande parte dos senadores que a julgam responde processos e há até três meses estavam dentro do Palácio usufruindo do Governo dela”.

Vale-Fé

O senador Jorge Viana (PT-AC) recorre à fé ao afirmar que não é “impossível” conseguir seis votos para derrubar o impeachment no plenário. “Temos que acreditar até o último momento que essa marcha da insensatez possa ser interrompida”, profetiza.

Chumbo grosso

Seis aliados do presidente Michel Temer foram escalados para elevar o tom das perguntas à presidente afastada. Cássio Cunha (PSDB), Agripino Maia (DEM), Aloysio Nunes (PSDB), Aécio Neves (PSDB), Simone Tebet (PMDB) e Ana Amélia (PP).

Tropa com Moro

O Exército do Brasil vai conceder ao juiz federal Sérgio Moro a Medalha do Pacificador, sua maior honraria. Decisão publicada na Portaria nº 946, de 4 de agosto.

Linha de chegada

O ministro Eliseu Padilha está irritado com o jogo mole de diretores da Autoridade Pública Olímpica (APO), apadrinhados do PT, que insistem em ficar no cargo. Padilha deu prazo de 30 de agosto para a turma entregar os cargos e evitar constrangimentos. Marcelo Calero, da Cultura, vai assumir a APO, acumulando funções.

Volta pra casa

Alguns funcionários cedidos pela Caixa, segundo levantou a Casa Civil, correspondem a 30% dos custos da folha. Todos voltarão às suas funções no banco. Os salários passam de R$ 21 mil, mais os benefícios.

Polícia Montada

O departamento de combate a narcóticos da Polícia Civil de Goiás tem uma Range Rover novinha e ‘envelopada’. É dirigida por quatro delegadas. Mas calma, cidadão, é para bom uso. Foi apreendida numa operação e está cedida pela Justiça.

Efeito contrário

Pesquisa encomendada pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) mostra que 70% dos paulistas são contra o aumento de impostos de cigarro. Mais da metade acredita que elevar a carga tributária impulsiona o contrabando.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado