Menu
Esplanada
Esplanada

Não é só a pressão das ruas

Arquivo Geral

15/06/2016 12h00

Os dois votos revertidos contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, que vão levá-lo à CCJ e ao plenário com alto risco de cassação, não foram motivados apenas por decisão pessoal dos deputados Tia Eron (PRB-BA) e Wladimir Costa (SD-PA) diante da esperada pressão dos eleitores. Contam dois deputados pró-Cunha que os votos decisivos foram liberados horas antes pelos seus partidos porque o Governo Michel Temer não ‘cumpriu acordos’. Depreende-se do caso que Temer e ministros jogaram Cunha aos leões, em prol da estabilidade do Governo.

Fator Maranhão

Vale lembrar que Temer já fechou aliança com Waldir Maranhão (PP-MA, na foto), o presidente interino da Casa, sucessor de Cunha, e que deve continuar no cargo.

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Do contra

PSDB e DEM, fechados com Michel Temer, não apoiam o presidente afastado, e votarão pela cassação no plenário.

Choro no ombro

Após a votação, ‘Eduardianos’ se diziam atônitos. O deputado Marum revelou a próximos que Cunha está irritado porque a esposa, Cláudia Cruz, caiu na boca do povo.

Fundo$

A criação de um Comitê de Investimentos nos Fundos de Pensão estatais poderá ser a saída sugerida pelos líderes da base do Governo para solucionar as divergências sobre o controle fiscal e monetário das instituições. Resta saber quem vai indicar os futuros membros. Hoje, os fundos estão partidarizados e deu no que deu: rombo de bilhões.

A missão

Os deputados Marcos Pestana (PSDB-MG), responsável pela elaboração da proposta, e Efraim Morais Filho (DEM-PB), ex-presidente da CPI dos Fundos, foram destacados para construírem a saída.

Diagnóstico eleitoral

O deputado Mario Heringer (PDT-MG) lucrou com o ‘Mais Médicos’. Ele ganhou a classe de Minas, seu reduto, ao criticar o programa. Apesar de ser médico, diz que nunca foi eleito com voto do jaleco, e sim de lavradores e agronegócio. Agora os terá.

Apito mudo

O ex-ministro Cesar Borges ganhou apelido em Brasília de ‘Apito Mudo’. Ninguém dá ouvidos ou abre portas para suas lamúrias e pedidos de emprego no Governo Temer.

Dia do Fico

Taxia nos hangares da Infraero a informação de que Gustavo do Valle, ex-presidente, será confirmado assessor especial, com regalias, do sucessor Antonio Claret.

A conferir

O Líder do Governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), anunciou que os cortes nos gastos públicos, com a PEC a ser entregue hoje pelo presidente Temer, preservará as receitas com saúde e educação. Garantiu que as conquistas sociais nestas duas áreas serão mantidas com a implementação do teto nas despesas públicas.

Brizolinha no Rio

Carlito, o Brizola Neto, ex-ministro do Trabalho de Dilma, será candidato a prefeito de São Gonçalo pelo PDT. O anúncio foi feito na reunião do Diretório no Rio. A cidade colada em Niterói é o segundo maior colégio eleitoral do Estado.

PDT, a noiva

Presidente do PDT, Carlos Lupi avalia dois convites para vice em chapa na capital Rio. De Jandira Feghali (PCdoB) – o PT abriria mão neste caso – e do deputado federal Pedro Paulo (PMDB), o escolhido por Eduardo Paes para sucedê-lo.

Saúde, Bené!

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) foi operada às pressas no Hospital Sarah Kubitschek em Brasília. Teve problemas sérios de coluna.

Correção

Valmir Campello já está aposentado do TCU, não é mais ministro, como citado aqui. E deve assumir o PTB do DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado