Menu
Esplanada
Esplanada

Mulher-bomba no pedaço

Arquivo Geral

01/05/2017 12h00

Ex-mulher do comandante do PR, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, Maria Christina Mendes Caldeira (foto) começou a colaborar com a Justiça americana no contexto da Dodd Frank Act, instrumento judicial-policial do Governo dos Estados Unidos que cerca empresas que cometem fraudes. Ela diz ter descoberto offshore do ex nos EUA e envolve um grande empresário paulistano do ramo de transportes. O caso não tem efeito policial no Brasil – mas as empresas eventualmente donas das contas podem sofrer sanções milionárias por lá e ficam proibidas de negociar ações em Bolsas no mundo todo.

Lá e cá

Dos EUA, Christina tenta impedir o indulto a Valdemar no mensalão, e pede indenização. Os advogados dele consideram o ato “descabido” e não comentaram.

Voo tucano

O governador Alckmin (SP) e João Dória chegaram juntos de jatinho a Pirenópolis (GO), no sábado, para festa de casamento da filha de Marconi Perillo. Estão afinados.

Abatido

Uma anfitriã desconhecida no aeroporto pediu fotos com os dois. Na frente de Alckmin – não se sabe se ele ouviu – virou-se para Dória e soltou: você é meu candidato!

Voo tucano 2

O jatinho Citation PR-ARA é da Nelson Wilians & Advogados, que se autoproclama o maior escritório advocatício do País. Não há confirmação se foi cedido ou fretado.

Salve, Chagas
Está lá numa parede do Memorial JK, em Brasília, um artigo exclusivo do saudoso Carlos Chagas, publicado nos anos 70, sobre o retorno sigiloso do ex-presidente JK a Brasília, num passeio noturno por uma boleia de caminhão, ainda no regime militar. Mostra a grandeza de dois homens – do político e do jornalista, que nos deixou.

C.S.I. Brasília

Especialistas em perícia criminal de vários países estarão em Brasília de 23 a 25 de maio para a conferência internacional da Academia Brasileira de Ciências Forenses – essa turma lembra os protagonistas do famoso seriado de TV.

Estrelas da perícia

Entre as estrelas, o americano Douglas Hares, do FBI, administrador do banco de DNA dos EUA, e o português Paulo Veríssimo, professor da Universidade de Luxemburgo e um dos maiores especialistas em segurança e privacidade de dados.

Remédio$

O brasileiro já deve ter notado no bolso o aumento de mais de 3% no preço de todos os medicamentos comercializados no País. O reajuste é anual, e por essa época. Como não há freio no abuso das farmacêuticas, o senador Reguffe (Sem partido-DF) tem cobrado de colegas a aprovação de sua PEC 2/15 que isenta de impostos os medicamentos.

Carga na goela

Se o brasileiro não sabe, aqui vai a pior: todo preço do medicamento que você compra tem até 36% de impostos embutidos, ao contrário de outros países.

‘Neófitos’

O ex-deputado Candido Vaccarezza, ex-PT, filiou-se sábado ao Avante, o novo nome do PTdoB. Waldir Maranhão, ex-presidente da Câmara, apareceu e paquera a sigla.

Alerta dado

Os agentes estão revoltados, e o recado foi dado em alto som. O vice-presidente da Frente Nacional dos Policiais Federais, Flávio Werneck Meneguelli, batizou de “PEC do Caixão” a proposta do Governo Temer que muda as regras da aposentadoria.

Mirados

Do trio elétrico, Werneck se juntou à greve geral dos servidores em Brasília e mandou recado aos políticos: “Quem é investigado por corrupção não pode votar reforma. Eles mentem para roubar e mentem sobre o déficit da Previdência”.

Observador

Da vitrine do Palácio da Justiça, enquanto via a euforia de sindicalistas nas manifestações na Esplanada, o ministro Osmar Serraglio
(foto) – a quem a PF é subordinada
– soltou: “É uma
greve que inexiste”.

Baixo clero

Os chamados deputados do baixo clero – parlamentares de menor expressão na Câmara – têm recebido mais atenção do presidente Michel Temer. A pedido do chefe, ministros têm visitado essa turma que se diz ‘indecisa’ nas votações das reformas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado