Menu
Esplanada
Esplanada

Mulher bomba aparece e detona Lula & PT

Arquivo Geral

13/06/2016 12h00

A empresária Maria Christina Mendes Caldeira (foto), ex-mulher do ex-deputado mensaleiro Valdemar da Costa Neto, quem realmente manda no Partido da República, botou a boca no megafone. Denunciou ao Tribunal Superior Eleitoral e à Procuradoria Geral da República que o Partido dos Trabalhadores recebeu US$ 5 milhões de empresários de Taiwan em 2002, antes de Lula ser eleito presidente. A doação é ilegal e pode gerar a cassação do registro da legenda, de acordo com o Artigo 28 da Legislação Eleitoral. É Maria Christina quem negocia delação com o FBI para entregar offshore.

Entre portas

Maria Christina diz que a doação ilegal foi feita em dinheiro em São Paulo, na presença de Lula, Delúbio Soares e José Dirceu. Lula foi eleito presidente no ano seguinte

Lavanderia

O dinheiro, segundo a denunciante, foi entregue ao PT para facilitar a abertura de um escritório de grupo taiwanês em São Paulo. Há suspeita de lavagem.

Janot & Mendes

A denúncia já está nas mesas de Rodrigo Janot (Processo nº 00168024/2016) e do presidente Gilmar Mendes, do TSE, sob o registro nº 20160064220.

Blindado, só lá

No contexto da denúncia e em conversas com interlocutores, advogados e com o corpo consular dos EUA, fica claro que ela quer preservar Valdemar. Na lei americana, se ela delatar, ele fica livre de processos pela instituição jurídica “spousal privilege”

A conferir

Procurados ontem pela Coluna, as assessorias de Lula, do PT e de Valdemar ainda não se posicionaram. Delúbio não foi localizado e Dirceu está trancado na cela em Curitiba.

Conexão Frutal-Cláudio

Gente da alta crava que os ‘P2 da PM’
de Minas Gerais – os soldados treinados para trabalho de campana e monitoramento – andam circulando pelas cidades de Frutal (terra do ex-deputado preso Nárcio Oliveira) e Cláudio (terra de Aécio Neves).

O berçário

Há quem aposte que a operação que levou o tucano para a cela foi encomendada na primeira semana de gestão do governador Fernando Pimentel.

Perdeu, querida

Dilma Rousseff virou a Miss Simpatia de Brasília. Distribui sorrisos e beijos, é a Madre Teresa em pessoa, atende a todos os pedidos de entrevista. Mas só agora…e não engana

Estalagem de luxo

A Justiça Federal está de olho em um poderoso político sem mandato, suspeito de lavar dinheiro em compra de pousadas de luxo em Pirenópolis (GO).

Trancados…

A lama causada por chuva fina num trecho de apenas 30 metros na estrada Trancoso-Caraívas, no litoral sul da Bahia, bloqueou a passagem de turistas no sábado pela manhã. Um microônibus atolou e os turistas tiveram de seguir viagem de táxi e mototáxi. Um carro de serviços de telefonia também não conseguiu passar.

…em Trancoso

Motoristas confirmam que a estrada está excelente em todo o trecho com exceção da ladeira próxima à comunidade de Itaporanga. O secretário de obras de Porto Seguro, Marlus Bras, garante que “a comunidade será consultada”. Diz que a prefeitura já tentou asfaltar a via, mas os nativos – que são consultados – não deixam.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado