Menu
Esplanada
Esplanada

Idealizador da Ficha Limpa diz que Brasil precisa de nova versão da Lei

Leandro Mazzini

09/06/2020 15h24

Foto: Araguaína Notícias

Completados 10 anos da Lei da Ficha Limpa, no último dia 4 – sem comemorações e lembranças, diante de tanta crise no País – seu principal idealizador, o ex-juiz Márlon Reis, crava para a Coluna que o Brasil demanda uma segunda e imediata versão.

“Agora precisamos ir mais longe. Tenho preconizado necessidade de uma Ficha Limpa digital, porque os crimes relacionados à distribuição de notícias falsas, uso de robôs e disparo automático de mensagens eletrônicas se constituíram em fontes inesgotáveis de desvios e prejuízos nos processos eleitorais”.

Márlon emenda que a Lei “introduziu não apenas rigorosos critérios de autorização para registro de candidaturas, mas também abriu debate importantíssimo sobre a ética na política, sem precedentes”.

Mais lembrança do ex-juiz: “A Lei é um alento para o Brasil nesse momento em que a discórdia, o discurso de ódio e a prática de atos ilícitos muitas vezes nos tiram a memória de momentos tão ricos e produtivos para a vida cívica”.

A Lei, de iniciativa popular, foi sancionada pelo então presidente Lula da Silva em 4 de junho de 2010, sem vetos. É a que lhe barra hoje a candidatura a presidente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado