Menu
Esplanada
Esplanada

Governo quer mudar lei para facilitar futuras mudanças na Previdência

Leandro Mazzini

22/04/2019 17h37

Previdência

Foto: Reprodução/Facebook

Após derrotar o Governo na Comissão de Constituição e Justiça, líderes da oposição e do Centrão (PP, PSD, PRB, PR e Solidariedade) estão certos de que conseguirão alterar um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência: a desconstitucionalização das questões previdenciárias.

O texto da proposta enviado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso autoriza futuras mudanças nas regras de aposentadoria por meio de projetos de lei que têm tramitação mais célere e exigem menos votos que uma PEC para serem aprovados.

O relator na CCJ, deputado Marcelo Freitas (PSL), e o secretário da Previdência, Rogério Marinho, definem os pontos que poderão ser modificados para a reforma passar na CCJ, mas descartam ceder sobre a deconstitucionalização.

Zona de conflito

Em meio à tentativa de consolidar a base na Câmara, o Governo tenta estancar o racha na bancada do PSL – partido do presidente Jair Bolsonaro – catalisado pelas recentes derrotas na Comissão de Constituição e Justiça.

Na linha da frente da zona de conflito estão os dois líderes, Major Vitor Hugo (Governo) e Delegado Waldir (bancada).

Em público, ambos conotam sintonia, mas nos bastidores verbalizam divergências. Os deputados, de Goiás, já se estranharam quando chegou ao Congresso o polêmico texto que prevê a reestruturação das carreiras das Forças Armadas.

No Planalto, Waldir é visto como líder “arredio”, enquanto Victor Hugo é taxado de “fiel”.

Baixas ambientais

Além da demissão, a pedido, do agora ex-presidente Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard, outro órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente sofreu baixa. Foi exonerado Luiz Eduardo Leal Castro Nunes, diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama.

Leal fora nomeado para o cargo ano passado pelo ex-presidente Michel Temer. Na Câmara, o deputado Camilo Capiberibe (PSB-AC) quer levar o ministro Ricardo Salles à Comissão de Meio Ambiente para explicar a polêmica em torno das demissões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado