Menu
Esplanada
Esplanada

Chocolate aditivado

Arquivo Geral

01/11/2016 12h00

Atualizada 31/10/2016 23h13

A Polícia Rodoviária Federal flagrou há dias um caso sério de saúde pública que merece atenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foi apreendido numa estrada na fronteira com o Rio Grande do Sul um caminhão de transporte de gasolina do Uruguai carregado de gordura vegetal para a indústria alimentícia da região Sul do Brasil, em especial para fábricas de chocolates. Num depoimento informal do motorista detido, os policiais descobriram que os carregamentos são constantes e que já houve lobby de políticos e de agentes públicos para liberar outras cargas.

Tóxicos

O escândalo é evidente: há tempos isso tem acontecido e há suspeita de que haja resina de combustíveis em matéria prima para fabricação de chocolates no Brasil.

MP na pista

Após o flagrante, um agente de fiscalização da fronteira detonou o esquema de transporte irregular e liberação de cargas ao Ministério Público Federal. Vem rodo aí.

Deu ruim

Irmão do saudoso Eduardo Campos, Antônio Campos (PSB) foi derrotado no primeiro teste das urnas para prefeito de Olinda. Antônio Campos, o Tonca, surgiria como potencial nome do clã para suceder o falecido. O filho de Campos, João, é chefe de gabinete do Governo do Estado, e por ora não quer se aventurar nas urnas.

Mineiroca

Se Aécio Neves quiser recuperar o quinhão eleitoral deve retornar a Minas. Político ausente não faz voto. O eleitor mineiro sabe que ele há muitos anos mora no Leblon, no Rio, e batia ponto de terça a quinta no Palácio da Liberdade quando governador.

Reflexão (na rua)

O PT voltará aos tempos de barracas de venda de camisas, bottons e bonés na rua. É ideia de parte da cúpula. Reencontrar-se com o povo e voltar às origens na tentativa de se reerguer. Esse papel ficou para o PSOL e PSTU – dos quais também se distanciou.

Recado das urnas

Num universo de 4,9 milhões de eleitores, Crivella (PRB) foi eleito com 500 mil votos de diferença. Não é pouco, mas também não é muito.

Detalhes gritantes

O resultado no Rio indica que institutos de pesquisa acertaram o índice de Crivella e inflaram números de Freixo em até 10 pontos.

Ao volante

O staff de segurança do Supremo Tribunal Federal está em polvorosa com as decisões da nova presidente da Corte, Cármen Lúcia. A ministra tem dirigido o próprio carro em alguns dias da semana, de casa para a Corte e vice-versa, e dispensa batedores.

Mano derrotado

Irmão do ministro da Saúde, Ricardo Barros, Silvio Barros perdeu a disputa pela prefeitura de Maringá (PR), o reduto eleitoral da família. O ministro esteve presente, mas teve atuação discreta, sob orientação do Planalto.

Microdoadores

Encerrada a eleição, o Tribunal Superior Eleitoral e TREs vão fazer mutirão para identificar as doações irregulares de campanha. Além dos já identificados beneficiários do Bolsa Família, entram na mira os micro empreendedores individuais (MEIs).

Boiada

O Governo avalia lançar campanha didática na internet e nas TVs para explicar à sociedade pontos da PEC 241, a do teto de gastos. Avalia que os estudantes que ocupam escolas contra a proposta são motivados por sindicatos do PT, com muito oba-oba e sem qualquer conteúdo de contra-argumento. Aposta também que sequer leram o texto.

Lembrete

O Governo quer mostrar aos jovens que são usados politicamente. Numa escola do Gama, no DF, a Polícia flagrou soco inglês, porretes e até revólveres com menores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado