Menu
Esplanada
Esplanada

Chapa quente – Brasil pode ir à OMC contra EUA

Leandro Mazzini

04/03/2018 18h18

Os mineradores e industriais do setor de aço do Brasil tentam convencer o Itamaraty a levar os Estados Unidos ao ‘banco dos réus’ na Organização Mundial do Comércio – comandada com total imparcialidade pelo brasileiro Roberto Azevedo – diante da decisão do falastrão presidente Donald Trump de sobretaxar a importação do aço brasileiro em 25% nos EUA, grande consumidor do produto. O governo de Michel Temer acaba de desonerar por 40 anos as petroleiras – algumas delas americanas – na importação de plataformas e equipamentos (com aço processado) para exploração no pré-sal.

Pá no ferro

Enquanto os EUA taxam o aço brasileiro, há uma leva forte de suíços e suecos investindo na mineração e em terras em Niquelândia (GO), desde ano passado.

Wagner na lista

Jaques Wagner continua o plano B do PT para disputar o Planalto. Petistas cravam que só é investigado, não tem processo no TRE, não é ficha suja e por lei pode se candidatar

Acarajé na urna

Um lembrete: quando disputou para governador na Bahia, Wagner tinha 2% das intenções a três meses da eleição; virou o jogo e foi eleito no 1º turno.

Ex x Valdemar

Nesse processo em que a Justiça dos EUA proibiu o ex-deputado Valdemar da Costa Neto de entrar no país há, no bojo, o divórcio mal resolvido dele com a socialyte Maria Christina Caldeira, que pede divisão de bens. Ela avisa que quer detonar esquemas dele.

Meteoro

O advogado Tulio Gadelha, namorado da apresentadora Fátima Bernardes, será anunciado coordenador da campanha de Ciro Gomes (PDT) à presidência na quinta-feira, quando Ciro lançará a pré-candidatura. Túlio será candidato a deputado federal por Pernambuco.

Calendário Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pediu à Associação Comercial do Rio para adiar para abril a homenagem que iria receber nesta segunda. Maia quer chegar ao evento já como pré-candidato ao Planalto pelo DEM e fazer discurso como tal.

Colete eleitoral

Até lá, Maia terá sua agenda da semana que vem tomada pelo assunto Segurança Pública no Rio, e não deve sair de Brasília nem neste fim de semana.

Barbosa in cash

Boa parte do PSB desistiu de assediar o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa para ser o candidato a presidente. Aliás, Barbosa vai bem. Cobra até R$ 80 mil por palestra.

Que bagulho é esse?

Na reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas no Ministério da Justiça, na quinta-feira, uma representante do Conselho Federal de Assistentes Sociais soltou essa: “Ninguém fala dos agrotóxicos nos pés de maconha”. Está entendendo muito.

Saia justa

Aliás, na reunião, duas representantes – do Conselho de Psicologia e da Assistência Social – deixaram a mesa contrariadas, causando constrangimento, tão logo o CONAD aprovou a proposta do ministro Osmar Terra sobre a política antidrogas.

Sem legalização

Ficou decidida a posição do Governo de não legalizar drogas (mesmo para tratamento de saúde); aprovação do conceito de abstinência em tratamento para viciados; inclusão de comunidade terapêutica em lugar de instituição social de acolhimento

Jab do Popó

Amigo do pugilista baiano Acelino Freitas, Antônio Pitanga vai fazer o papel de um professor de boxe no seriado sobre Popó, que será exibido pela TNT e terá como diretores Walter Salles e Sérgio Machado. No elenco, também estão Daniel Rocha, no papel do protagonista, e Wagner Moura, que viverá o irmão do lutador.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado