Menu
Esplanada
Esplanada

Câmara blinda Safra e Trabuco

Arquivo Geral

16/06/2016 12h00

Paulo Whitaker/REUTERS

Paulo Whitaker/REUTERS

Parte dos deputados da CPI do Carf está muito irritada com os lobistas dos bancos Bradesco e Safra, que blindaram seus presidentes de convocação. Na terça, outro requerimento para comparecimento de Luiz Carlos Trabuco (foto), do Bradesco, foi engavetado. Joseph Safra e Trabuco, na mira da PF na Operação Zelotes, recorrem aos deputados aliados, numa estratégia de resultados: uma frente suprapartidária está bloqueando os requerimentos para eles prestarem esclarecimentos na comissão.

Patota

O grupo da blindagem é capitaneado pelos deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), que usam suas bancadas.

Te cuida, Safra

Um irritado deputado comenta que Safra, que mora em Genebra, terá de comparecer em Brasília, “mesmo debaixo de vara da Interpol”. A CPI vai recorrer à Justiça da Suíça.
Na mira

Muita gente da base do atual Governo defende a quebra de sigilo fiscal e bancário de Sérgio Machado, após sua delação homologada. Veem dedo de adversários na inclusão dos nomes de Aécio Neves e Michel Temer, justamente no furacão da decisão do impechment de
Dilma Rousseff.

Porradaria caseira

O Comitê de Ética da Presidência enquadrou o presidente Michel Temer. Em carta assinada pelos integrantes enviada ao gabinete do 3º andar, o comitê lembrou que o cargo de secretário-executivo do órgão é prerrogativa de escolha dos seus membros, não do chefe da Nação. Temer exonerou dia 9 o secretário Hamilton Cruz.

Levou um fora

Aécio Neves assinou artigo exaltando o governador Hélio Garcia. Mas membros da família do finado reclamaram na internet: “Ninguém se apropria do patrimônio político deixado por um homem público da envergadura do Doutor Hélio Garcia. Ninguém!”.

A conferir

O setor aéreo privado e gestores públicos comemoram a ascensão na Infraero dos engenheiros Dario Rais Lopes, técnico especialista em infraestrutura, e Antonio Claret, especialista em Gestão. A estatal sangra com a concessão dos terminais lucrativos.

Olhos de águia

Os empregados temem o calote das concessionárias, como já noticiado. Ou seja, além de a Infraero perder as receitas, o Governo corre risco de não receber os repasses da concessão. A situação vai parar no TCU e no MP Federal, prevê uma
águia da turma.

Ultradireita

Estão à venda ingressos para “o maior evento da direita do País” – assim anunciam os organizadores do I Simpósio Direita na Terra da Luz. Será em Fortaleza. Presenças confirmadas de Jair Bolsonaro, Pastor Everaldo e da advogada e procuradora Bia Kicis

A fila anda

Causa estranheza a juristas o desejo dos enrolados da Lava Jato em serem julgados pelo STF, Corte Suprema, em vez da Justiça de 1ª instância. É que caíram os embargos infringentes, aos quais advogados recorriam para protelar decisões de colegiados.

Celeridade

Com processos mais céleres, o condenado em segunda instância tem cadeia na certa, por decisão recente do STF. O crédito de quem saciou a vontade popular por Justiça é do ex-deputado e advogado Sérgio Barradas Carneiro, que foi relator do novo CPC.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado