Menu
Eixe-se

Eixe-se com Pedro Moura

Nem toda história “clássica” é chata. Muito pelo contrário. O artista Pedro Moura é a melhor pessoa para te provar isso

Redação Jornal de Brasília

06/10/2020 8h32

Eixe-se com Pedro Moura

Eixe-se com Pedro Moura

Pedro Moura tem 29 anos e nasceu em Goiânia/GO, mas atualmente mora na nossa tão amada Brasília. Sua trajetória na música teve início bem cedo, quando tinha apenas 6 anos de idade, e entrou na Escola de Música de Brasília.

Com o sangue musical correndo em suas veias, Pedro cresceu na Igreja e lá mesmo já acompanhava as músicas que tocavam, sempre querendo ficar por perto dos artistas e, ao final dos cultos, sentava na bateria para batucar. Sua mãe conta que, com apenas 8 meses, ele gostava de ficar embaixo da pia junto com as panelas para brincar de bateria.

“Minha mãe colocava música na rádio pra tocar e ela sempre me colocava embaixo do som pra ficar ouvindo, e conta que eu ficava olhando para as caixas de som por horas e horas.”

Pedro Moura. Foto: Divulgação

Pedro Moura. Foto: Divulgação

Sua família é toda formada por artistas, mas apenas Pedro se formou na área. Quando entrou na Escola de Música, sua mãe fez a matrícula para bateria, devido ao seu histórico de brincadeiras quando criança. Na época não haviam vagas para as turmas práticas, então ele ficou mais 1 semestre apenas estudando a teoria musical. O músico, quando criança, dizia que queria ser maestro e, para isso precisava aprender a tocar piano. Apesar disso, entrou em uma turma para aprender Clarinete e no meio desse curso, começou no Piano Popular, estudando os dois instrumentos até sua graduação.

Com a formação clássica em Clarinete, Pedro tocou na Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Brasília e na Orquestra Filarmônica de Brasília. Já com o Piano Popular, tocou em Big Band, Orquestras populares e na Orquestra Cristã de Brasília.

Durante essa trajetória, participou de diversos cursos e concursos de música. Ele sempre foi mais adiantado que todos das turmas de teoria musical que estudava, e se destacava falando primeiro o nome das notas, intervalos tocados no piano, cifras e acordes executados pelo professor, e com isso foi nivelado para outros níveis antes de seus colegas de turma.

Quando chegou no nível técnico da Escola de Música, com apenas 15 anos de idade, um de seus professores brincava dizendo que Pedro parecia um bebê perto dos outros alunos, que eram todos mais velhos. Esse mesmo professor desconfiou durante a rotina das aulas que o artista possuía Ouvido Absoluto, e montou uma banca de professores para fazerem o teste, que atestou positivo.

Com muito apoio da família, sua mãe foi a maior ajudadora e precursora de sua carreira musical. O levava para a Escola de Música 2 vezes por semana, até que ele tivesse capacidade de ir sozinho, e ele diz que deve tudo que conquistou a ela.

Com 19 anos, Pedro chegou tímido na BSB Musical querendo dar aulas de piano, e Renata Salomão, dona da escola, acreditou em seu potencial e o contratou. Lá ele ficou até seus 25 anos, quando saiu para fazer cursos de produção musical e abrir um home studio para começar a trabalhar com isso. Após alguns anos, Pedro se tornou produtor musical e parceiro da BSB Produções, atualmente comandada por Jorge Salomão.

Multi-instrumentista, arranjador, produtor e diretor musical, o artista diz que ganhar dinheiro com música é sempre uma surpresa. Com meses excelentes e outros nem tanto, tudo que conquistou até hoje, com muito trabalho, horas de sono perdidas, shows virando a noite todos os finais de semana, viagens, alimentação errada, o fizeram conquistar um lugar de referência no mercado de Brasília e do Brasil.

Ser artista musical é um trabalho duro, principalmente em tempos de pandemia em que os ambientes de trabalho dos artistas estão fechados e, consequentemente, diminui pela metade a visibilidade destes. Requer anos de esforço e dedicação, além de muito apoio. Cada artista possui uma grande história, por trás do seu sucesso, que merece ser contada.

Pensando nisso, nós da Eixe-se nos encarregamos de, toda terça-feira, apresentar para vocês os diversos artistas locais do nosso quadradinho, e também contar as histórias de cada um, como forma de dar-lhes apoio, incentivo e mais visibilidade. Continuem ligados na nossa coluna, que toda terça-feira trazemos para vocês uma história inspiradora de algum artista da cidade! E você, já apoiou um artista local hoje?

Redes sociais:
• Artista da semana: @pedromouraprodutor

Quer conhecer mais histórias do Eixe-se? Clique aqui

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado