Menu
Eixe-se

Eixe-se com Ramon Phanton

Se você tem o costume de apreciar e admirar artes de rua, e tem apreço grande pela intervenção artística nas paredes da cidade, Ramon Phanton é o artista de hoje é especialmente para você!

Redação Jornal de Brasília

01/09/2020 9h18

Atualizada 31/08/2020 20h24

Ramon Phanton

Ramon Phanton

Estudante de Artes Visuais pela Universidade de Brasília – UnB – Ramon Phanton tem 31 anos e é artista urbano, grafiteiro, ilustrador e produtor cultural. Iniciou sua carreira na cidade de Luziânia/GO no ano de 2013, através do grafitti, que teve grande parte no processo de se descobrir e se aceitar como artista, e que o fez tomar decisões que mudaram completamente o rumo de sua vida.

No ano de 2013, Ramon fazia faculdade de engenharia, e mesmo não sendo o curso que queria para si, já trabalhava na área, o que fazia com que mal sobrasse tempo para ir para as ruas pintar. E esse que, até então não se passava de um hobbie, foi ocupando cada vez mais espaço em sua rotina.

“Quando comecei a ir para a rua para pintar, só queria intervir de alguma forma, de modo a levar para cidade meus desenhos e movimentar culturalmente/artisticamente o local onde morava.” – Ramon Phanton

Ramon Phanton com uma de suas obras. Foto: Divulgação

Em 2015, Ramon teve sua primeira experiência de sair do DF para pintar, ao ser selecionado para o encontro de Grafitti “Agora é Avera”, em Sergipe. E foi no final desse mesmo ano que decidiu trancar o curso de engenharia para se dedicar à produção e começar a pensar em algum curso superior na área. E desde então, teve oportunidade de participar de outros encontros em outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

O artista teve sua primeira experiência fora do país em 2018, ao pintar no “Meeting os Bajos de Mena”, encontro internacional de graffiti que acontece em Santiago/Chile. Em 2019 também recebeu o convite para participar de um dos maiores festivais de arte urbana, o “Meeting of Styles”, que aconteceria em Copenhague, na Dinamarca, porém devido a falta de recursos, não conseguiu participar do evento.

Atualmente, Ramon, que começou pintando bueiros e muros, chegou à sua estética própria, e diz que seu trabalho é a junção dos fragmentos da sua própria caminhada, com elementos que estão presentes desde o início, mas em outro formato. Ele tenta levar seu trabalho para novos suportes, sempre tentando buscar referências, porém dialogando com o que vinha fazendo na rua.

Dêem uma conferida nas redes sociais de Ramon! Se você é apreciador de uma boa arte, com certeza vai adorar conhecer o trabalho desse artista!

Redes sociais:
Artista da semana: @ramonphanton

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado