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Educar é ação
Educar é ação

Os alunos da Educação Infantil terão uma desvantagem na aprendizagem no Pós- COVID?

Philip Ferreira

02/07/2021 8h55

Foto: Divulgação

Embora a transição para salas de aula online durante a pandemia tenha sido mais um desafio do que um pesadelo, a transição de volta para os espaços físicos é um obstáculo preocupante para alunos de todas as idades. Alguns de nossos alunos mais vulneráveis ??emocionalmente, nossos alunos do jardim de infância, podem enfrentar um desafio maior do que outros. Entre os círculos de ensino, há um sentimento de que Covid pode afetar os alunos da Educação Infantil de várias maneiras irreversíveis, deixando-os em grande desvantagem. Então, como os educadores identificam, se preparam e compensam essas desvantagens?

O impacto socioemocional

As crianças nessa idade ainda estão se desenvolvendo social e emocionalmente e podem estar lutando para se expressar verbalmente. Uma das vantagens de estar em uma sala de aula física é que ajuda a desenvolver esse aprendizado socioemocional necessário. Com as constantes idas e vindas entre as salas de aula virtuais e físicas, há poucas oportunidades de trabalhar esse aprendizado de forma prática.

Professores e pais também precisam estar cientes disso. Em vez de repreender os alunos por uma explosão emocional, chame-os de lado e pergunte o que há de errado. Use-o como um momento de ensino. Faça da sua sala de aula, seja virtual ou física, um espaço seguro para eles também se expressarem. 

É uma daquelas situações em que as crianças pequenas precisam lidar com os problemas dos adultos. Os alunos do jardim de infância geralmente estavam isentos dos piores efeitos colaterais físicos do vírus Covid. No entanto, aqueles com condições subjacentes ainda estavam em risco de doença grave e internação em terapia intensiva. Os pais tiveram que explicar por que não podiam ver seus amigos, ir à escola ou por que tinham que usar máscara.

Com os pais estressados, os professores estressados ??e as crianças estressadas, a desvantagem acaba recaindo sobre os jovens. Por mais fortes que os adultos tenham sido esse tempo todo, precisamos não exacerbar os problemas socioemocionais de aprendizagem que os alunos da Educação Infantil podem enfrentar no próximo ano. Não somos perfeitos, mas modelar o comportamento adequado é crucial para o aprendizado socioemocional em casa.

O impacto acadêmico

Os programas de pré-escolar e de jardim de infância são importantes para o desenvolvimento da criança, especialmente ao introduzir habilidades acadêmicas e cognitivas básicas. Com a Covid atrapalhando o aprendizado em todos os níveis, crianças de quatro e cinco anos estão enfrentando grandes disparidades educacionais.

As crianças se encontram em uma posição estranha. Os pais devem escolher entre a Educação Infantil remota ou ficar completamente fora do jardim de infância. De qualquer maneira que você olhe para as coisas, essas opções podem colocar as crianças em risco de ficar para trás em relação aos colegas e perder marcos importantes.

Por um lado, a adaptação ao ambiente escolar – incluindo regras e políticas – pode levar mais tempo para os alunos. Em situações em que soluções proativas não são introduzidas, esses futuros alunos da primeira série podem ter dificuldades sociais, acadêmicas e emocionais. Da mesma forma, para aqueles que não frequentam a escola remota, a diferença de um ano também pode tornar o currículo do jardim de infância enfadonho ou muito fácil. 

De qualquer forma, as lacunas criadas pela Covid para os alunos do jardim de infância podem prejudicar gravemente sua preparação para a primeira série.

Apoiando nossos alunos do jardim de infância

Não existe uma solução para mitigar os efeitos negativos que Covid terá a Educação Infantil. Mas existem algumas práticas de bom senso que podemos usar para evitar que a lacuna aumente.

Alternativas para computadores

A educação teve uma mudança incrível em direção à tecnologia digital no ano passado. Embora as crianças adorem interagir com novos dispositivos, essas mudanças podem ser estressantes se elas não estiverem preparadas para usá-los. Isso é especialmente verdadeiro com alunos que têm problemas para acessar a tecnologia. Muitos correm o risco de ficar para trás. 

Para amenizar essa disparidade, os professores têm utilizado programas suportados por smartphones e até programas acessíveis por meio de aparelhos de TV. 

Enquanto todos os alunos do jardim de infância podem acessar materiais educacionais de qualidade, o risco de ficar para trás diminui. Mas isso significa que os recursos devem ser acessíveis aos alunos em todas as faixas financeiras. 

Os professores também precisam de ajuda

Os professores são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos alunos do jardim de infância, mas não há muito que eles possam fazer. A pandemia os pegou desprevenidos, assim como todos os outros. Para ajudar os professores a oferecer uma experiência adequada em sala de aula, os educadores precisam enfrentar os desafios do aprendizado moderno com treinamento completo e orientação administrativa.

As escolas devem treinar os professores para identificar os alunos com dificuldades, mesmo que o aluno esteja do outro lado do computador. As notas são uma coisa, mas ver sinais físicos de estresse em relação a um sujeito pode transmitir mais informações sobre o problema subjacente. 

Estudos também revelam que a contratação de  assistentes de professores  pode melhorar o desempenho, especialmente em leitura e matemática. Quando os alunos voltam para a sala de aula, os professores assistentes podem aumentar o tempo gasto em pequenos grupos e facilitar abordagens educacionais eficazes. Em última análise, conforme os professores ficam sobrecarregados, os assistentes podem preencher a lacuna atendendo às novas necessidades dos alunos do jardim de infância.

Tutoria

“Educação Infantil remota” parece uma solução inovadora durante a pandemia, mas, no geral, não é tão eficaz quanto gostaríamos. Isso não é culpa dos professores que facilitam as aulas. Em vez disso, fala em direção a uma discrepância entre a aprendizagem tradicional do jardim de infância e a tecnologia de aprendizagem. Uma alternativa melhor ao jardim de infância remoto é a tutoria apoiada por colaborações entre professores, pais e tutores.

A tutoria é uma solução testada pelo tempo. No aprendizado inicial, onde a repetição é fundamental para a compreensão do conteúdo do currículo, a tutoria de alta frequência faz toda a diferença. Particularmente no que diz respeito à leitura e matemática, os programas de tutoria são soluções acessíveis e prontamente acessíveis que fazem uma enorme diferença para as crianças. Também pode resolver algumas das disparidades sociais entre os jovens estudantes.

Desvantagens podem ser pontos fortes 

Não há dúvida de que os alunos da Educação Infantil enfrentam as condições mais complexas da história recente da educação. Se as partes interessadas considerarem criticamente os assuntos dos alunos do jardim de infância, elas perceberão que cuidados de alta qualidade nos primeiros estágios da educação devem ser uma prioridade.

Investir em jovens alunos é uma decisão que compensa e, durante a pandemia, a tomada de decisão proativa é mais do que vital. Por um lado, a “Geração Covid” pode ser a mais afetada pelos impactos da pandemia. Mas, por outro lado, esta geração aprendeu resiliência e paciência. É incrivelmente limonada do mais ácido dos limões.

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