Menu
Educar é ação
Educar é ação

Dia do Estudante – Porque é importante entender as necessidades e interesses dos alunos!

Philip Ferreira

11/08/2021 8h51

O Dia do Estudante é a oportunidade perfeita para homenagear os alunos do mundo todo. De todos os cantos do mundo, os alunos estão trabalhando muito para atingir seus objetivos profissionais e fazer a diferença. Alguns alunos deixam suas famílias e viajam para todos os lugares para ter uma vaga em uma universidade que os ajudará a ter uma vida melhor e sustentar seus entes queridos. Isso é algo que definitivamente devemos honrar e celebrar. 

Embora a vida estudantil seja difícil para todos, não há como negar que os estudantes internacionais enfrentam vários desafios. Isso inclui saudades de casa, diferenças culturais, diferenças de moeda, problemas financeiros e barreiras linguísticas.

Enquanto muitos estudantes locais conseguem se concentrar totalmente em seus estudos e fazer novos amigos, os estudantes internacionais também têm muitas outras barreiras que precisam superar. Quando a maioria dos alunos pode ir para casa para ver sua família e amigos, os alunos do exterior não têm esse luxo. Além disso, muitos estudantes em casa recebem ajuda financeira na forma de empréstimos e bolsas, que nem sempre estão disponíveis para aqueles que vieram do exterior.

Além disso, em alguns países onde o custo de vida e os salários são baixos, pode ser um grande desafio para os alunos se adaptarem financeiramente a um novo país onde pode ser mais caro. Tudo isso pode colocar uma pressão extra nos ombros do aluno, que é a última coisa de que você precisa quando está tentando tirar boas notas. Quando você leva tudo isso em consideração, não é difícil ver por que devemos homenagear todos os alunos, especialmente aqueles que se esforçaram muito para obter educação superior. 

Os alunos exibem e celebram seus atos de responsabilidade social e se reúnem no campus para divulgar as causas para as quais são voluntários, participar de competições animadas, se deliciar com a comida dos alunos, fofocar sobre os sindicatos estudantis e reclamar sobre as taxas estudantis. Embora decididamente não tão elevados ou relevantes para a humanidade quanto as atividades dos ancestrais do Dia Mundial do Estudante, esses encontros atraem um grande envolvimento, doações e atenção para organizações e instituições de caridade.

Se você tem um aluno em casa, ou se você mesmo está entre aqueles que tiveram o privilégio de ser selecionado por universidades para pagar uma fortuna por cursos que provavelmente nunca serão aplicáveis ??à carreira que você escolherá, então passe este dia pensando sobre a vida estudantil, com seus altos e baixos, e sobre como você gostaria que as gerações futuras experimentassem esses poucos anos que definem sua vida.

Existem várias maneiras diferentes de celebrar o Dia do Estudante, se você também for estudante. Você pode passar algum tempo com outros alunos e levantar um e outro. Certifique-se de deixá-los saber que você notou quanto trabalho eles colocaram! É sempre bom estar presente para apoiar uns e outros. Afinal, você conhece melhor do que ninguém as dificuldades que eles podem estar enfrentando em termos de revisão e preparação para o exame.

Se você é professor, professor universitário ou trabalha com alunos de alguma forma, pode usar este dia como a celebração que deve ser. Certifique-se de que seus alunos se sintam especiais e também procure maneiras de incentivá-los a ser o melhor que podem ser. 

Isso não apenas ajuda o aluno em questão a se estabelecer em um novo ambiente, mas também torna o processo de instalação muito mais confortável para ele. Quando eles chegarem em casa após a universidade, eles não estarão sozinhos. Eles terão pessoas a quem recorrer. Você também pode ajudar o aluno com o inglês e entender as nuances do modo de vida do lugar em que mora. 

Você também pode decidir arrecadar fundos ou aumentar a conscientização para instituições de caridade para alunos com dificuldades de aprendizagem. Afinal, todos deveriam poder estudar, mas para muita gente não é assim tão fácil! Algumas pessoas acham isso mais desafiador do que outras por uma série de razões diferentes.

Existem deficiências e dificuldades de aprendizagem, mas também existem casos em que as pessoas não têm acesso à educação ou a vida familiar as impede de alcançar todo o seu potencial. Você poderia passar o Dia do Estudante investigando as diferentes maneiras como podemos ajudar essas pessoas para que possam obter a educação com que sempre sonharam. Existem instituições de caridade por aí e doar seu tempo, dinheiro ou ambos será uma grande ajuda. 

Também recomendamos que você gaste alguns minutos do seu dia promovendo a conscientização sobre o Dia do Estudante. Você pode acessar as redes sociais e compartilhar algumas informações, fatos e números interessantes com seus amigos, seguidores e familiares para que eles possam embarcar neste dia crítico. Afinal, se todos simplesmente postarem uma mensagem ou fizerem algo para aumentar a conscientização, os alunos em todo o mundo se sentirão valorizados e poderemos fazer mais por aqueles que mais precisam. 

Como professor, você pode achar que é óbvio que deveria conhecer seus alunos, mas até que ponto você realmente conhece os jovens que estão sentados em sua sala de aula? Dedicar um pouco de tempo e cuidado para conhecê-los individualmente pode torná-lo um professor mais eficaz e impactante. Além de apenas descobrir os nomes, idades, grupos de amizade e antecedentes familiares de seus alunos, é importante cavar um pouco mais fundo e descobrir seus interesses de aprendizagem e pontos fortes.

As informações a seguir sobre seus alunos o ajudarão a criar experiências de aprendizagem agradáveis ??e envolventes para eles.

Conheça os pontos fortes de aprendizagem de seus alunos

Enquanto um aluno pode se destacar em artes e disciplinas criativas, seu melhor amigo na escola pode descobrir que matemática, esportes e ciências são mais adequados para suas habilidades. A teoria da inteligência do psicólogo do desenvolvimento americano Robert Sternberg sustenta que os humanos normalmente se destacam em um dos três tipos de intelecto, de modo que os professores provavelmente verão tudo isso entre seus alunos. Eles estão:

Inteligência prática

Isso também é chamado de ‘malandragem’. Os alunos com alto nível de inteligência prática terão muito bom senso e serão capazes de se adaptar rapidamente a ambientes em constante mudança. Esses alunos gostam de usar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos. Eles são os alunos que realizam o trabalho e gostam de se envolver nas tarefas.

Inteligência criativa:

Os alunos com alto nível de inteligência criativa se destacam em tarefas que exigem invenção, criatividade, descoberta e imaginação. Esses alunos são ótimos em oferecer ideias instigantes e em participar de discussões em sala de aula.

Inteligência analítica:

Os alunos com alto nível de inteligência analítica são excelentes em tarefas que exigem planejamento, pensamento crítico e análise. Esses alunos são talentosos em termos de lógica e capacidade de processamento de informações. Freqüentemente, são mais estudiosos do que imaginativos e adoram digerir novas informações.

Aprenda quem são seus alunos como indivíduos

Saber quem são seus alunos como indivíduos pode ajudá-lo a fornecer um ambiente de sala de aula inclusivo, respeitoso e receptivo. Isso não apenas ajudará a manter seus alunos altamente engajados na aprendizagem, mas também proporcionará um espaço seguro para eles ao passarem por momentos difíceis, que os encorajará a se abrir e buscar suporte quando necessário.

Alguns alunos podem se sentir tímidos demais para falar em discussões em sala de aula e podem não gostar de tarefas em grupos grandes ou de se voluntariar para fazer apresentações tanto quanto outro aluno. Em vez disso, esses alunos poderiam se sentir mais à vontade para expressar suas opiniões por meio de fóruns online, conversas individuais ou caixas de sugestões. Permitir essas diferenças usando uma variedade de estratégias de ensino pode ajudar todos os alunos a ter sucesso enquanto desenvolvem sua confiança em outras áreas.

Saber se um aluno prefere assistir a um filme, jogar um jogo de computador, ler um livro ou estar ao ar livre pode ajudá-lo a construir um relacionamento autêntico e significativo com ele.

Converse com um aluno que gosta de jogar sobre o videogame mais recente ou sugira um livro para um aluno que você sabe que gosta de ler; isso pode construir confiança e mostrar aos alunos que você está genuinamente interessado em suas vidas fora da sala de aula.

Ofereça aos alunos oportunidades de explorar os principais interesses

Entender os interesses de seus alunos o ajudará a fornecer a eles oportunidades de aprendizado de qualidade. Ao dar-lhes a oportunidade de explorar as áreas nas quais estão interessados ??- por exemplo, o meio ambiente – eles terão mais probabilidade de se envolver no processo de aprendizagem.

É importante não presumir que só porque um aluno se destaca em um determinado assunto, esporte ou empreendimento criativo, essa é sua paixão. Dê a seus alunos tempo e oportunidades para explorar seus interesses e descobrir o que eles realmente amam fazer, para que possam desenvolver seus conhecimentos e as habilidades necessárias para ter sucesso nas áreas pelas quais são apaixonados.

Existem muitas maneiras práticas pelas quais os alunos podem ser incentivados a perseguir seus interesses. Alguns podem precisar de um pouco de orientação para ingressar em grupos de interesse e consultoria para jovens . A participação em tais grupos pode aumentar o senso de pertencimento dos alunos à medida que aprendem a usar sua voz para a mudança e a defesa de direitos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado