Menu
Educar é ação
Educar é ação

10 maneiras de proporcionar experiência do mundo real a alunos do ensino médio com o aprendizado virtual

Philip Ferreira

05/02/2021 8h52

A aprendizagem virtual conquistou o mundo. Antes de 2020, o aprendizado online ou virtual era para algumas crianças selecionadas que estudavam em casa, pessoas que se graduavam em universidades ou estudantes doentes. Mas agora, quase todo mundo está no trem de aprendizagem virtual.

Quando se trata de ensino médio, o aprendizado virtual pode ser complicado. Os anos do ensino médio têm como objetivo equipar os alunos com as ferramentas para prosperar na idade adulta. O aprendizado virtual pode privar os alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciar algumas situações do mundo real. A experiência do mundo real não significa correr pelos corredores para chegar à aula a tempo. É mais fazer conexões genuínas, pesquisar assuntos complicados, fazer projetos simulados da vida real, etc.

Pode ser difícil dar aos pais um bebê de farinha ou ovo para alunos do ensino médio por um mês, mas ainda há algumas maneiras de proporcionar a eles essa experiência do mundo real por meio do aprendizado virtual. Compilamos uma lista de dez maneiras de dar aos alunos do ensino médio uma experiência do mundo real durante o aprendizado virtual.

1. Use documentários e outros vídeos

Com o aprendizado virtual, você não pode empurrar um carrinho com uma TV e um DVD de um documentário do início dos anos 2000. Em vez disso, encontre um documentário disponível gratuitamente no YouTube ou um site de streaming gratuito e seguro e adicione-o aos materiais de aprendizagem.

Pode ser um documentário sobre o uso das redes sociais, vacinas, escravidão ou a indústria da moda rápida. Esses documentários têm aplicações no mundo real, mas ainda estão vinculados a tópicos e disciplinas escolares.

2. Convide um palestrante convidado

A vantagem do aprendizado virtual é que qualquer pessoa pode ser um palestrante convidado. Tudo que eles precisam é o link Zoom para a classe. Com o aprendizado virtual, o palestrante convidado pode ser qualquer pessoa em qualquer lugar.

Escolha um palestrante convidado ao qual você tenha acesso. Pode ser uma celebridade, um ex-aluno da escola, um especialista em sua área ou um influenciador. Encontre um palestrante com fascínio suficiente para alunos do ensino médio, mas com experiência no mundo real para transmitir sabedoria e conhecimento da vida após o ensino médio.

3. Atribuir projetos de pesquisa do mundo real

Em vez de pesquisas vagas em livros-texto, dê a seus alunos projetos de pesquisa do mundo real. Por exemplo, faça os alunos planejarem uma viagem a um lugar historicamente significativo. Os alunos precisariam estudar a história do local, encontrar lugares para comer e dormir, fazer um orçamento das despesas de viagem etc. Eles usariam seus resultados, pensamentos e processos para vinculá-los ao que estão estudando na escola. Um projeto como esse garantiria que os alunos se envolvessem com o conteúdo da lição e ainda construíssem uma boa base para o mundo real.

4. Atribuir um Projeto Imersivo

Depois de um projeto de pesquisa, a próxima melhor coisa é um projeto imersivo. Em vez de pedir aos alunos que apresentem fatos, dê-lhes um cenário que esteja de acordo com o aprendizado.

Por exemplo, na aula de inglês, cada aluno receberá uma parte do livro para representar. Não é uma brincadeira, mas eles conseguem se aprofundar no tema e nos acontecimentos do livro para melhor apreender o material. Os alunos então precisarão apresentar ao vivo ou até mesmo criar um pequeno vídeo para entregar seu projeto envolvente.

5. Tenha um dia de jogo

Use jogos para ensinar o assunto e as experiências do mundo real. Os jogos podem ensinar gerenciamento de dinheiro, gerenciamento de projetos, planejamento e construção de negócios, preservação histórica, criatividade e pensamento crítico. Ao usar jogos para ensinar, certifique-se de que sejam educacionais e seguros para os alunos. Use apenas sites de boa reputação que tenham sido aprovados por sua administração e tenham um propósito real para seus alunos em seu aprendizado.

6. Transforme os Problemas do Mundo em Problemas do Word

Em vez do problema padrão “João comprou 15 maçãs”, use eventos atuais para personalizar seus problemas de palavras. Usar problemas do mundo real, notícias de tendências na mídia e até mesmo mídia de entretenimento ajudarão seus alunos a se conectar com o trabalho. Evite usar notícias políticas para evitar que a política transborde para a sala de aula, a menos que seja relevante para a aula.

7. Use a aprendizagem por observação

O aprendizado por observação é uma ótima maneira de trazer o mundo real para a sala de aula e incentivar o aprendizado individual. Traga um animal de estimação ou uma criança pequena e peça aos alunos que os observem e descrevam como um trabalho escrito. Ou peça que assistam a um vídeo de 20 minutos e escrevam suas observações sobre o material de aprendizagem da semana. Pode ser como lidar com conflitos, a importância de dados precisos, como lidar com a decepção ou até mesmo como administrar o dinheiro. Os alunos também podem observar o mundo ao redor de suas casas e relatar a flora e a fauna, se isso se relacionar com o aprendizado.

8. Convide os alunos a compartilhar ideias

Apresentações curtas no local são uma grande parte do mundo real. Você pode dar uma lição à classe e depois designá-los para fazer uma pequena apresentação de 2 minutos sobre sua melhor ideia ou conclusões relacionadas ao assunto. Apresentações pequenas e improvisadas manterão seus alunos atentos, pois eles não saberão quando essa tarefa aparecerá. Apresentações improvisadas também são uma ótima maneira de fazer seus alunos falarem na frente da classe e resumir o tópico do dia.

9. Envolva os alunos fora da sala de aula

Só porque os alunos estão fazendo aprendizagem virtual não significa que eles estejam vivendo uma vida virtual. Incentive os alunos a irem ao ar livre, fazer exercícios, interagir com a família ou ser voluntários, quando disponível. Personalize projetos e outras atribuições para incentivar seus alunos a se envolverem mais na vida fora da sala de aula virtual.

Em algumas áreas, atividades extracurriculares podem estar disponíveis, como esportes e até mesmo alguns clubes escolares. Quando possível, incentive os alunos a se envolverem nessas atividades.

10. Check-in com os alunos

O aprendizado virtual é desafiador e tem sido uma transição difícil para muitos alunos e professores. Use sua sala de aula virtual para se conectar com seus alunos. Deixe-os saber que você está lá e que se importa. Eles estão lidando com um problema do mundo real e adaptaram suas vidas a uma nova forma de aprendizado.

Faça o check-in com eles, ensine-os a fazer o check-in uns com os outros e com eles mesmos. O bem-estar mental é tão importante quanto o físico ao aprender virtualmente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado