Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Veteranos ameaçam complicar vida de distritais

Sobradinho conta com votos suficientes para eleger dois distritais, após várias legislaturas em que fez um só.

Eduardo Brito

12/01/2026 17h46

whatsapp image 2026 01 12 at 10.22.36

Cricia Pentecostes. Crédito DIVULGAÇÃO

A Câmara Legislativa do Distrito Federal sempre foi marcada por taxas elevadas de renovação, entre 50% e 60% das cadeiras. Para se ter uma ideia, a renovação na Câmara dos Deputados costumava ficar em 37%, antes das turbulências das duas últimas eleições.

Mas agora os atuais distritais que pretendem concorrer à reeleição — entre 18 e 20 — estão sofrendo ameaça maior. É que um grande time de veteranos, vindos de legislaturas anteriores, mas que mantiveram seu potencial de votos, tentará retornar.

E a eles se somam vários secretários do Governo Ibaneis que contam com sua performance atual para alavancar o retorno. Vários deles somam esses dois triunfos, como Cláudio Abrantes, Agaciel Maia (também citado para federal), Rodrigo Delmasso, Rôney Nemer e Cristiano Araújo.

A eles se juntam o bispo Renato Andrade, a secretária Marcela Passamani, Telma Rufino, Reginaldo Sardinha, delegado Fernando Fernandes, Júlia Lucy, Luzia de Paula, entre outros.

A oposição também tem suas alternativas veteranas, como Chico Leite, o ex-presidente Joe Valle, professor Israel Batista, Rogério Ulysses e até o ex-governador Agnelo Queiroz, embora também mais citado para o plano federal.

Há até a primeira suplente Crícia de Pentecostes, que deve concorrer com seu nome real, Cricia Martins, que pretende capitalizar a força política do padre Moacir Anastácio, fortíssimo em Taguatinga e cidades próximas, por nela organizar a famosa festa de Pentecostes e tradicionalmente padrinho de ao menos um distrital.

Guerra de três em Sobradinho

Sobradinho conta com votos suficientes para eleger dois distritais, após várias legislaturas em que fez um só. Desta vez, porém, uma divisão de votos ameaça voltar apenas para um.

É que o ex-distrital Raad Massouh, que perdeu o mandato após um inquérito da própria Câmara, mas nunca deixou a política, voltou com tudo à campanha. Virou ameaça real aos dois distritais com maioria de votos em Sobradinho, Ricardo Vale e João Cardoso.

Será difícil para a região eleger três. Só que, caso os votos se dividam, pode ficar com um apenas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado