Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Vai depender do que ainda está por vir

Arquivo Geral

06/10/2016 7h00

Raphael Ribeiro/Cedoc

Se o processo de cassação contra a deputada distrital Liliane Roriz (PTB) vai prosperar? Vai depender. Vai depender do que ela ainda guarda na manga ou do que foi entregue ao Ministério Público do DF. Os votos – tanto da Comissão de Ética quanto dos demais colegas, se é que a ação chegará ao Plenário – ainda são desconhecidos. E o temor toma conta do Legislativo local. Não vai ser tão simples assim tirar o mandato da filha do ex-governador Joaquim Roriz. A menos que a munição acabe.

O defensor

O governo Rollemberg tem enfrentado dificuldades de todas as ordens – financeira, política, orçamentária etc. Na Câmara Legislativa, então, esses problemas têm ficado cada vez mais evidentes. Poucos defendem o governador. E os que o faziam outrora, agora se ocupam de defender o próprio mandato. Não tem sido fácil. Mas quem ganha cada vez mais status de comandante – e líder “informal” do governo – é o deputado Agaciel Maia (PR). Ontem, o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças disse que o governo precisa se “reinventar orçamentariamente e financeiramente” para sanar as contas.

Recado

E já deu o recado do Palácio do Buriti para salvar as finanças: a Câmara Legislativa tem de colaborar para “evitar a falência de Brasília”.

Dinheiro, cadê dinheiro?

E, depois de ouvir as críticas do deputado Raimundo Ribeiro (PPS), que reclamou do fechamento de “praticamente todos” centros de prevenção ao câncer de mama nos hospitais públicos, Agaciel saiu em defesa do governo e pediu que a Casa faça a parte dela e aprove os projetos do governo que aumentam as receitas.

Morador de São Sebastião pode?

Mora em São Sebastião o administrador regional nomeado ontem para o Paranoá. Waldir Soares Cordeiro, que é do PSB, já tinha sido administrador antes: foi nomeado em maio para a região onde mora e saiu, no mês passado, assim que o deputado Lira (PHS), o “dono” da vaga, fez as pazes com o governo. Ele substituiu Jean Duarte de Carvalho, afilhado do deputado do PHS, depois que ele deu andamento à CPI da Saúde. Mas já está tudo bem entre eles. Agora, Waldir, virou uma espécie de administrador curinga do governo, será? Mas e a história de que só seriam nomeados os moradores para administrar a região? Esse GDF…

Um sonho: Câmara Legislativa

Com a nomeação do curinga, Alessander Capalbo foi exonerado, naturalmente. Saiu da Administração do Paranoá ontem dizendo que vai ser candidato a deputado distrital.

Sobradinho II

A Seção II do Diário Oficial do DF de ontem trouxe várias mudanças na Administração Regional de Sobradinho II. A quem elas atendem, será?

Inabilitado nomeado no governo Temer

Nomeado ontem pelo presidente Michel Temer, o novo diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Sílvio Roberto Sakata, está listado como “inabilitado para cargos de comissão” até 2019 pelo Tribunal de Contas do DF. O motivo? Envolvimento no suposto esquema de desvio de verbas do programa DF Digital, em 2009, durante o governo Arruda. Os crimes teriam acontecido no âmbito da Secretaria de Ciência e Tecnologia, então gerida pelo hoje deputado federal Izalci Lucas (PSDB).

Amém?

As imagens de santos sempre chamaram atenção no gabinete do ex-deputado distrital Washington Mesquista (PTB). Católico, claro, e muito ligado ao Padre Moacir – aquele da festa de Pentecostes investigado na Operação Lava-Jato -, ele ficou como suplente na última eleição. E dizem que tem rezado muito pela saída de Cristiano Araújo (PSD) da Câmara Legislativa. A oração já foi em intenção da nomeação de Araújo como secretário no governo Rollemberg, possibilidade agora distante – ele é investigado pela Operação Drácon, que apura um suposto esquema de propina
na Casa.

Traídos pela memória

A saber: o partido do deputado Cláudio Abrantes é Rede. E não PT, como publicamos nesta semana. Mas ele já foi petista. Por isso, a confusão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado