Projeto relatado pelo deputado brasiliense Julio Cesar Ribeiro prevê formação gratuita em gestão esportiva, ciência do esporte e políticas públicas em todas as regiões do País.
Com relatoria de Ribeiro, que pertence ao Republicanos e deve garantir apoio ao governador Ibaneis Rocha, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 10, a criação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), de autoria do Poder Executivo por meio do PL 6133/25.
“A criação da UFEsporte se justifica pelo fato de o Brasil carecer de profissionais qualificados nas áreas de gestão, ciência do esporte e políticas públicas, situação que contrasta com a reconhecida capacidade do país em descobrir grandes talentos esportivos”, declara o relator.
A instituição será uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, com sede em Brasília, e terá como finalidade promover ensino, pesquisa, extensão e inovação na ciência do esporte.
A UFEsporte oferecerá gratuitamente cursos para tecnólogos, graduação e pós-graduação, com abrangência em todas as regiões do País.
O parecer aprovado inclui o fomento à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência, além da promoção da equidade de gênero e étnico-racial no esporte, bem como o combate à violência e à discriminação.
A implementação da UFEsporte ocorrerá sem qualquer aumento de despesa ou impacto orçamentário imediato.
Os cargos de direção, funções gratificadas e funções de coordenação de curso terão como origem a transformação de cargos vagos já existentes no âmbito do Ministério da Educação.