Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
redacao@grupojbr.com
A Comissão Especial da Vacina da Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou por unanimidade, ontem, relatório parcial do colegiado. O documento aponta recomendações como o acompanhamento das pessoas vacinadas quanto a novas infecções de covid e mais transparência na divulgação das vacinações por cidade.
Pedidos – O texto também pede o início de tratativas para compra direta das vacinas e a ampliação da rede fria para acondicionamento dos imunizantes. Além de que cada unidade de Saúde passe a ser equipada para atender uma quantidade populacional referente à sua área de atendimento. Isso, porque muitas pessoas têm saído de uma RA para se vacinar em outra.
Veto derrubado
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF/foto) comemorou ontem a rejeição, pelo Congresso, do veto de Jair Bolsonaro ao trecho de proposta de sua autoria referente ao Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O trecho vetado era justamente o que proibia o governo de contingenciar recursos do fundo.
“Diferença” – Agora, fica tudo da forma como foi aprovado pela Câmara e pelo Senado. “Além da pesquisa e da inovação serem importantíssimos para o desenvolvimento de qualquer país, estamos num ano em que o trabalho dos pesquisadores tem feito a diferença no combate à pandemia. Não poderíamos abrir mão disso”, ressaltou ele.
No metrô
O deputado distrital Agaciel Maia (PL) levou ao plenário virtual da Câmara Legislativa do DF esta semana, reivindicação para instalação de banheiros nas estações do metrô. “Há uma justificativa de que as pessoas ficam pouco tempo nesses locais, mas é uma questão de saúde pública”, argumentou.
Autorização – O parlamentar lembrou que já existe legislação que autoriza ao governo construir esses equipamentos públicos. “Faço um apelo à Secretaria de Mobilidade para que a instalação seja feita. Como a pasta tem muitos contratos de terceirização, quem sabe a viabilização possa ocorrer por meio de um deles”, afirmou.
Colônia
Os moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro têm agora mais uma opção de linha de ônibus, instalada pela Secretaria de Mobilidade do DF, e nove paradas na região. O feito foi solicitado e vinha sendo acompanhado pela deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) junto ao GDF.
Mais qualidade – “A melhoria no transporte é uma demanda antiga dos moradores desta área e levará maior qualidade de vida para eles”, disse a deputada, em tom satisfeito. A linha vai realizar percurso entre a 26 de Setembro e a Rodoviária do Plano Piloto, com viagens também aos sábados e domingos.
Temporários
O deputado distrital João Cardoso (Avante) tem defendido a necessidade de melhorias para os professores em regime de contrato temporário no DF. Recentemente, ele questionou a falta de direitos básicos para eles, como férias, licença por doença, auxílio-natalidade e auxílio-creche.
Bons serviços – “Os professores temporários prestam excelentes serviços na rede pública de ensino do Distrito Federal. Às vezes trabalham o ano todo e não têm direito a férias. Quando se afastam, vão para o INSS e não têm a garantia de voltar”, ressaltou, durante sessão da CLDF.
No Guará
O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) pediu esta semana a inclusão, na pauta do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Distrito Federal, da construção de um novo hospital no Guará.
Equilíbrio – “O projeto arquitetônico para essa unidade de Saúde já está praticamente concluído”, destacou Delmasso. De acordo com ele, um novo hospital do Guará desafogaria o Hospital de Base, o HRAN e o Hospital Regional de Taguatinga.
Gvep
O deputado Daniel Donizet (PL) ficou particularmente satisfeito com o decreto assinado quarta-feira (17) pelo governador Ibaneis Rocha, sobre a ampliação do Hospital Veterinário Público do DF, o Hvep – defendido por ele há tempos.
Atendimentos – As equipes do Brasília Ambiental já estão trabalhando no projeto há algum tempo”, afirmou. Segundo o distrital, com a reforma, o Hvep dobrará o número de atendimentos e ainda garantir o funcionamento do setor de ortopedia, uma demanda antiga da população.
Cuidados
Depois das notícias do falecimento do senador Major Olímpio (PSL-SP) e de que o Senado teve vários assessores dos gabinetes positivados com covid nos últimos dias, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-PP), divulgou nota decidindo restringir a presença de parlamentares e servidores na Casa.
Restrições – Lira anunciou que de hoje em diante ficará limitada a participação deles no plenário, comissões e demais dependências. “A Câmara funcionará com o mínimo de servidores necessário para o funcionamento virtual das sessões. A medida é necessária diante do agravamento da pandemia”, afirmou.
Parque
O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek vai passar por reforma. O governador Ibaneis Rocha assinou ontem ordem de serviço para que 27 quadras recebam pintura, substituição de alambrados, pisos, iluminação e adequação de acessibilidade.
R$ 1 milhão – O investimento será de um R$ 1 milhão, verba do Governo Federal que estava parada desde 2017. Segundo o administrador de lá, Silvestre Rodrigues, é a primeira vez que uma grande reforma é feita no espaço.