Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Um DF endividado

Arquivo Geral

03/11/2017 6h30

Ibaneis Rocha, o advogado bem sucedido que pretende concorrer ao Governo do DF pelo PMDB, já disse que uma coisa o preocupa na gestão da capital federal: o endividamento. Ele critica o governador Rodrigo Rollemberg, que além de não ter feito grandes obras, contraiu muitas dívidas para o DF pagar. “Ele endividou a cidade em mais de R$ 2 bilhões”, arrisca o ex-presidente da OAB-DF, para quem os reajustes de servidores não pagos pela atual gestão também entrará na conta do rombo a ser deixado. “Essa conta vai ter de ser paga por alguém”, explica.

Mais dívida

Nesta semana e após longa discussão, a Câmara Legislativa aprovou a autorização para que o Governo do DF faça empréstimo de até 41,1 milhões de dólares para o programa “Brasília Capital das Águas”. O plano de manejo, que não estava previsto no texto vindo do Executivo, foi incluído por um deputado de oposição. Foi Cláudio Abrantes (sem partido) quem identificou a falha. “Há 14 unidades de conservação em torno do Lago Paranoá e não há plano de manejo. Como permitir a impermeabilização dessa área sem os estudos adequados?”, indagou.

Abaixo do limite

Em uma audiência pública, na Câmara Legislativa, realizada no início desse mês, a Secretaria de Fazenda apresentou o Relatório de Gestão Fiscal referente ao período maio-agosto de 2017 demonstrou aos deputados distritais que o endividamento do DF permanece abaixo do limite estipulado pelo Senado (de 200% sobre a receita corrente líquida). Ficou em 24,7% durante o período.

Tucano isolado

Suplente de deputado distrital e secretário-geral do PSDB-DF, Virgílio Neto diz que não há qualquer ilegalidade na ida dele e da ex-vice-governadora Maria de Lourdes Abadia para o governo Rollemberg. Até que haja nova eleição para decidir o comando da sigla na capital, ele diz que o deputado federal Izalci Lucas “segue presidente sozinho com o grupo dele”.

Conversas antigas

Na semana passada, quando concedeu entrevista ao Jornal de Brasília, o advogado Ibaneis Rocha já tinha dado uma dica de que teria intenção de participar da disputa pela cabeça de chapa no grupo dos partidos da direita. E se derramou em elogios ao PMDB, que tenta, segundo ele, se reestruturar internamente. “A grande maioria dos líderes do PMDB está envolvida em denúncias e delações e eu vejo disposição de renovação”, disse.

E Arruda, o que acha?

O PPS fala em aproximação com Jofran Frejat, do PR. E se apegaria ao fato de o ex-governador José Roberto Arruda não menosprezar o capital político do senador Cristovam Buarque (foto). Será que daria liga?

Chacota

O açodamento de Alírio Neto (PTB), que correu à casa de Arruda para garantir o apoio do ex-governador, virou motivo de chacota entre outros políticos que participam do mesmo grupo e estão esperando ver qual vai ser o posicionamento de Ibaneis Rocha dentro da provável – ou não – coligação.

Tipo blogueira

Está entusiasmada com a maternidade a deputada distrital Sandra Faraj (SD). E tem estado cada vez mais aparecida nas redes sociais. Ontem, postou um vídeo dela e da família presa em um elevador. E registrou que esta seria a primeira vez que o filho, de um mês, passava por aquela situação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado