Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Torre de babel

Arquivo Geral

27/12/2018 7h00

Atualizada 26/12/2018 22h50

Durante o segundo turno para o Governo de Brasília, praticamente todo mundo apoiou Ibaneis (MDB), que de fato se elegeu. Até aliados de palanque do candidato a reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), trocaram de lado para engrossar o pleito do ex-presidente da OAB-DF. Com tanta gente agregada, era de se esperar que, na hora da partilha do bolo, alguém fosse preterido. Mesmo sendo previsível, quando aconteceu, gerou incômodo.

No aguardo

Ibaneis defendeu ter priorizado indicações técnicas para assumir as 27 secretarias de governo confirmadas e os demais cargos – já são quase 60 nomes -, mas tem eleito que gostaria de ter feito a própria indicação técnica para os órgãos. Não existe qualquer clima de motim, apenas de insatisfação branda, mas, assim que 2019 começar, a temperatura aumenta.

Era para ser

Com isso, um assunto que, oficialmente, não deveria gerar muito rebuliço ganhou grande peso: as administrações regionais. No fim do ano legislativo, Chico Vigilante (PT) conseguiu passar na CLDF um projeto que institui eleições diretas a partir de março de 2019. Inicialmente, a equipe de governo disse ter intenção de formular a própria proposta a respeito, sinalizando administradores temporários por pelo menos um ano.

Mas talvez não seja

Poucos dias depois, porém, o próprio Ibaneis deu declarações apoiando a eleições em março. Agora, uma parte dos distritais está de olho nesse pedaço e já haveria, inclusive, definição quanto a Brazlândia, pelo menos.

Para o alto e…

O distrital eleito Eduardo Pedrosa (PTC), sobrinho de Eliana Pedrosa (Pros), está perto de se juntar ao Avante, mas o martelo ainda não foi batido – o PSL era outra possibilidade. Sua mudança de partido serviria como boa estratégia para a sigla, que se tornou importante no DF do dia para a noite após as últimas eleições, ter a maior bancada do CLDF e aumentar seu poder de barganha junto ao Executivo.

…mais ascensão

Apesar de ter a vice-governadoria com Paco Britto, o Avante não teve pares indicados para secretarias importantes. O próprio Paco, durante uma coletiva para apresentar um balanço dos trabalhos durante a transição, há duas semanas, brincou que “até queria” ter alguma preferência do governador para ocupar cargos. De qualquer forma, o Avante sai bem aquinhoado da eleição da Câmara. Terá uma secretaria na Mesa Diretora e ainda a presidência da poderosa Comissão de Constituição e Justiça.

Lula envia mensagem pela morte de Sigmaringa

Sem autorização da Justiça para ir ao enterro (foto) de seu amigo, o advogado e ex-deputado federal Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou uma carta para ser lida no velório, ontem. “Nosso Sig teve a delicadeza de nos deixar no dia do Natal, uma data em que a sensibilidade das pessoas está voltada para o amor e para o bem, que foram a marca de sua passagem pela Terra”, diz Lula na carta endereçada à viúva do amigo. O texto foi lido pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT). “Não consigo me recordar agora de alguém que tenha vivido por estas causas sem perder a ternura, sem abrir mão da alegria de viver, sem faltar com a generosidade e o carinho que o Sig sempre dedicou aos amigos e à humanidade em que sempre acreditou. E foi por este amor à vida e à humanidade que ele lutou até as últimas forças”, afirma Lula no texto.

Briga boa

Enquanto as presidências das demais comissões da CLDF estão praticamente definidas, ou são fruto de disputa internalizada, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura tem pelo menos três deputados eleitos interessados.. Todos são novatos e todos tem convicções ideológicas distintas.

Podemos ter vantagem

Jorge Vianna é um dos nomes e está um pouco à frente dos demais. Martins Machado (PRB) nunca escondeu o desejo de ir para a comissão, mas, na composição pretendida pelo grupo de Rafael Prudente (MDB), o PRB já teria a vice-presidência da Casa, com a provável eleição de Rodrigo Delmasso. Sem contar a presença de um representante na Secretaria da Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, que veio de Goiás.

Pra depois

A atual legislatura atrasou em dois dias o encerramento dos trabalhos por conta de desavenças internas e falta de acordo sobre as pautas de votação. Os próximos parlamentares da CLDF podem acabar herdando esse “jeitinho” e demonstrar isso logo no primeiro dia. Existe uma ideia, ainda em amadurecimento, de votar apenas a Mesa Diretora no dia 1º e deixar para mais tarde as definições das comissões.

Quem fica e quem sai

Atualmente, existem 10 comissões, a maioria na mão da oposição a Rollemberg. A CCJ é presidida por Reginaldo Veras (PDT). A CEOF por Agaciel Maia (PR). A CAS por Luzia de Paula (PSB). A CDC por Chico Vigilante (PT). A de Ética por Ricardo Vale (PT). A CAF por Telma Rufino (Pros). A CESC por Wasny de Roure (PT). A de Segurança por Lira (PHS). A CDESCMAT por Bispo Renato Andrade (PR). E a de Governança por Rodrigo Delmasso (PRB).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado