Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Tarifa para fazer chover?

Arquivo Geral

30/09/2016 7h00

Atualizada 29/09/2016 21h18

O aumento nas contas de água do DF causou um verdadeiro reboliço na cidade. Pobres e ricos reclamam da iminência da criação de uma tal “tarifa de contingência”. E o deputado distrital Chico Vigilante (PT) questionou o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Paulo Salles: “Esse aumento vai fazer chover? Vai aumentar a captação de água?”.

“Taxa de abuso”

O distrital petista, que participou ontem de comissão geral para debater a situação hídrica da capital, ameaça entrar com mandado de segurança contra a Adasa, caso seja instituída a “taxa de abuso”. “A sociedade, mais uma vez, é chamada para pagar uma conta pela qual não é responsável”, bradou o parlamentar da oposição.

Aposentadoria

Promete se aposentar da carreira pública o deputado distrital Bispo Renato (PR). Investigado pela Operação Drácon, por suposto esquema de corrupção para aprovação de emendas na Câmara Legislativa, ele tem dito aos quatro ventos que esta é a última legislatura dele.

Acabaram os confetes

Em uma sessão discreta, no plenário da Câmara Legislativa, os deputados da CPI da Saúde ouviram ontem o médico Rodrigo Caselli Belem, que coordenou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU) entre agosto de 2005 e dezembro de 2015. Citado em denúncias feitas pelo presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sintate-DF), João Cardoso da Silva, o ex-gestor se esquivou das acusações de desvio de função no contrato com a empresa Inova, improbidade administrativa e utilização do cargo de chefia para enriquecimento ilícito, com o argumento de que todos os contratos do órgão são subordinados à Secretaria de Saúde.

Reunião, só administrativa

Com atuação mais discreta, a CPI da Saúde não terá sessão ordinária na próxima quinta-feira e, na segunda, devem se reunir os deputados Wellington Luiz (PMDB), Wasny de Roure (PT), Lira (PHS), Luzia de Paula (PSB) e Robério Negreiros (PSDB) para estabelecerem o calendário dos próximos depoimentos.

No Entorno, uma prefeitura

Presidente do PT-DF, o ex-deputado federal Roberto Policarpo tem trabalhado muito no Entorno do DF. Com a crise política, sobraram poucas prefeituras para o partido disputar. Assim, o petista tem passado os últimos dias em Valparaíso, na tentativa de eleger Roberto Martins prefeito.

Amém!

Com a hashtag #deusnocomando, a deputada Celina Leão (PPS) desejou “bom dia” nas redes sociais, ontem, fazendo oração: “Lembrem-se, vocês nunca estarão sozinhos nas adversidades.”

Direitos em discussão

A controversa proposta que estabelece um novo teto para o gasto público, limitado à variação da inflação nos próximos 20 anos – PEC 241, será discutida em audiência pública, hoje, na Câmara Legislativa, a partir das 15h. Participam da sessão, presidida pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Governo do DF.

Servidores na mão

A bancada do PT argumenta que, se aprovada, a proposta vai congelar o gasto público e retirar a decisão do custeio da esfera política ao estabelecer um indexador econômico fixo. A medida drástica, conforme os deputados petistas, atingirá diretamente os servidores públicos, com o congelamento de salário por 10 anos e a impossibilidade de se realizar concursos públicos por outros dois.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado