Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Sucessão em aberto

A provável próxima vaga para a corte será aberta por Manoel de Andrade

Eduardo Brito

08/08/2024 18h49

montag

Na montagem: Vinícius Cardoso (TCDF/Divulgação), Wllington Luiz (Maycon Cardoso/ALEGO), André Clemente (Divulgação/TCDF) e Anilcéia Machado (Divulgação/TCDF)

A sucessão à cadeira de conselheiro titular do Tribunal de Contas do Distrito Federal tem passado por muitas especulações e meandros até se chegar a um resultado. A provável próxima vaga para a corte será aberta por Manoel de Andrade.

Atualmente, às vésperas de completar 71 anos, o decano da Casa terá seu ciclo fechado compulsoriamente em 2028, quando terá 75 anos. Entretanto, há quem garanta que Manoelzinho — como é chamado pelos que o conhecem há mais tempo — pode pendurar as chuteiras antes da eleição de 2026.

Sendo a especulação confirmada, aponta-se para uma disputa acirrada pela vaga. De um lado, a Câmara Legislativa teria como candidato o presidente da Casa, Wellington Luiz, mas do outro lado pode o conselheiro-substituto Vinícius Fragoso, de carreira. Fragoso, por um acordo feito judicialmente, seria o próximo na linha de sucessão da Casa.

Ele foi preterido, na última escolha, por André Clemente, então secretário do governo de Ibaneis Rocha, que foi alçado ao cargo, depois de acordo entre o Executivo e o Legislativo — do qual faz parte o Tribunal de Contas — para garantir que, conforme é previsto na lei, a vaga seja de um funcionário da corte. Entretanto, há forte possibilidade de a conselheira Anilcéia Machado deixar o TCDF antes da hora. Hoje com 64 anos — completará 65 anos em setembro —, ela poderá pedir sua aposentadoria antes do prazo. Dessa forma, a vaga a ser assumida seria da própria Câmara Legislativa e passaria pelos parlamentares.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado