Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Serás ministra? Parlamentar do DF é lembrada para vaga no Mec

Bia Kicis (PSL-DF), aliada de primeira hora do presidente Bolsonaro, teve o nome ventilado por deputados no Congresso

Redação Jornal de Brasília

02/07/2020 7h19

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima

Em meio às tratativas para definição, pelo presidente da República, de um nome para o Ministério da Educação, alguns aliados do governo surpreenderam e mencionaram, ontem, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), aliada de primeira hora de Bolsonaro.

Silêncio – Argumentaram como qualidades o fato de Bia ser alinhada às pautas conservadoras, ter conhecimento jurídico (pois saiu de uma carreira no MP), ser professora da UnB e contar com a simpatia da ala olavista. O Planalto se mantém calado quanto à sugestão.

Transparência 

A preocupação c om o número de leitos de UTI para pacientes com covid-19 no DF passou a ser gran de por parte de vários deputados distritais que, nos últimos dias, têm cobrado na sessão da CLDF mais transparência por parte dos governos federal e do DF.

Apto ou não – O deputado Jorge Vianna (Podemos) pediu explicações ao Complexo Regulador em Saúde do DF (C RDF) sobre o número exato destes leitos e a designação “leito reservado”, que tem sido muito usada. “Ou o leito é apto ou inapto”, questionou ele.

Insumos – Posição semelhante tem a deputada Arlete Sampaio (PT). Além de pedir dados sobre os leitos, Arlete criticou a falta de insumos e medicamentos. “Como podemos entubar um paciente sem sedativo?”, indagou a parlamentar, que é médica sanitarista.

Quatro Athos

Com o título “Julho em Quatro Athos” o governo do Distrito Federal fará uma série de homenagens ao artista plástico e ceramista Athos Bulcão, cujas obras marcam a identidade visual de Brasília. Se vivo fosse, ele estaria fazendo 102 anos este mês.

Legado – As comemorações começam hoje com o lançamento on-line do projeto no Instagram e no canal de Youtube. Fazem parte da programação lives, roteiros ciclísticos autoguiados e entrevistas com personalidades sobre o legado artístico de Bulcão.

Quimio oral

O senador Reguffe (Podemos-DF) está preocupado com a tramitação, na Câmara dos Deputados, do projeto de sua autoria que obriga os planos de saúde a cobrir quimioterapia de uso oral registrada na Anvisa por portadores de câncer.

Pressão popular – O texto foi aprovado pelo Senado no último dia 3 de junho, mas até agora pouco caminhou na outra casa legislativa. Ele fez um discurso recentemente pedindo o apoio da população para que, dos seus estados, pressionem os deputados.

Zona verde

O projeto do estacionamento rotativo em áreas públicas, conhecido por Zona Verde, foi finalmente colocado em consulta pública. Até o dia 31 poderão ser entregues sugestões para os estudos técnicos, econômicos e jurídicos para a parceria público-privada (PPP).

30 anos – A audiência pública para discussão do projeto com os cidadãos está marcada para o próximo dia 17, às 10h, por videoconferência. Conforme o projeto, a PPP terá duração de 30 anos. O valor atual do investimento é da ordem de R$ 300 milhões.

A que veio?

Cidadãos do DF perguntam a esta coluna por onde anda e como tem atuado o deputado federal Tadeu Filipelli (MDB-DF). Ele assumiu em 21 de maio um vaga na Câmara dos Deputados em substituição a Celina Leão (PP-DF), atual secretaria de Esportes do DF. Segundo comentários diversos, Filipelli “ainda não disse a que veio”. Fomos checar.

Assiduidade e discrição – O deputado não fez um único discurso no plenário da Casa nestes 40 dias. Por outro lado, não faltou uma única vez às sessões, esteve em todas. Além disso, participou de 18 reuniões e 59 votações em plenário. Ou seja, tem tido uma presença tímida no Congresso, mas bem ou mal está sintonizado com o processo legislativo.

Licença-maternidade

A senadora Leila Barros (PSB), em conjunto com as colegas Mara Gabrilli (PSDB-SP)) e Kátia Abreu, (PP-TO), apresentou projeto que amplia as licenças maternidade e paternidade durante os períodos de calamidade pública com a pandemia da covid-19.

Proteção  – “Nossa intenção é proteger os recém-nascidos, preservando as mães e os pais destas crianças”, disse Leila. Conforme estabelece o texto, a ampliação pode chegar a 180 dias para as mães e a 85 dias para os pais.

Congelamento

O deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, criticou esta semana os vetos do presidente Jair Bolsonaro a itens da lei que congela salários e suspende concursos até 2021.

LRF – Segundo o deputado, “o governo se aproveitou do momento transitório de situação emergencial para fazer alterações permanentes na Lei de Responsabilidade Fiscal, o que prejudica, e muito, os servidores no pós-pandemia”. Ele endossa nota de protesto de entidades dos servidores contra os vetos.

BRB e Flamengo

O BRB e o Clube Regatas do Flamengo assinaram, ontem, contrato para criação de um novo banco digital. O projeto prevê a abertura de conta digital, comercialização de cartões e seguros para os cerca de 40 milhões de torcedores do time.

Diversificação – Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, a parceria vai permitir ao banco avançar no segmento digital e está alinhada ao planejamento estratégico de expansão da instituição. “É um passo importante para a diversificação de negócios e o aumento de clientes”, destacou.

Recorde no FAC

O GDF comemora o registro de mais de 1.200 propostas apresentadas para o Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC). O número é considerado um recorde na modalidade e, segundo técnicos, demonstra a disposição do setor cultural em superar a dificuldades provocadas pela crise da pandemia.

Atuação – “O governo não virou as costas aos fazedores de cultura. Enquanto o FAC cumpre o objetivo para o qual foi criado, compete a nós, gestores, desenvolver as linhas de atuação de forma a atingir em especial àqueles que foram primeiramente impactados”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado