Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Sardinha em lata nova

Sardinha já foi distrital, tentou se reeleger em 2022, mas ficou como primeiro suplente do PL.

Eduardo Brito

11/12/2025 18h11

whatsapp image 2025 12 11 at 18.07.13

eX-DISSTRITAL Reginaldo Sardinha crédito ASCOM/CLDF

O administrador das regiões Sudoeste e Octogonal, Reginaldo Sardinha (foto), obteve um despacho de vinte minutos nesta quinta-feira, 11, com o governador Ibaneis Rocha. Foi comunicar que acaba de assinar sua filiação no novo partido Mobiliza 33. Trata-se de uma reforma formal do antigo Partido da Mobilização Nacional, criado nos últimos momentos do regime militar. Serviu de legenda de aluguel para várias eleições, mas nunca formou uma bancada na Câmara dos Deputados.

Sardinha já foi distrital, tentou se reeleger em 2022, mas ficou como primeiro suplente do PL. Por isso mesmo, tem sido acusado de forjar acusações contra distritais eleitos, em especial Daniel Donizet, na intenção de ocupar uma das vagas. Nunca conseguiu. Policial penal, foi acolhido pelo governador Ibaneis como administrador regional. Acredita que puxará uma bancada de três distritais.

Mais recente é o Missão

Na verdade, ainda não existe esse 33º partido político no Brasil. O mais recente é o Missão, formado por remanescentes dos movimentos de massa contra a então presidente Dilma Rousseff. Foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral em novembro deste ano — mal completou um mês de vida, portanto — mas recebeu o número 30 e, ao menos em tese, pode disputar eleições.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado