Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

São 83 os deputados candidatos este ano

São 74 concorrendo a vagas de prefeito, 2 de vice-prefeito e sete de vereador

Eduardo Brito

22/08/2024 18h39

Mário Agra / Câmara dos Deputados

Não é à toa que o Congresso está esvaziado e assim ficará até o final de outubro, quando se esgota o segundo turno. As eleições municipais, que tiveram início na sexta-feira, 16, contarão com 83 deputados candidatos, incluindo 22 mulheres.

São 74 concorrendo a vagas de prefeito, 2 de vice-prefeito e sete de vereador. O número de deputados candidatos é superior às eleições de 2020, quando 59 disputaram vagas de prefeito e 7 de vice-prefeito – 66 no total.

Com isso, a corrida municipal deste ano volta ao patamar de eleições anteriores, como a de 2016, quando 82 deputados foram candidatos. A relação, divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, está dividida entre 61 deputados titulares e 22 suplentes.

No momento, as eleições municipais contam com 457.162 candidatos, sendo 15.439 para prefeito, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral. Os números ainda podem mudar até 16 de setembro, data limite para julgamento dos pedidos de registro de candidatura ou pedido de substituição de candidatos. Foram registradas 2.316 candidatas a prefeita (15% do total). Dos candidatos a prefeito, 5.063 se declararam pardos (33%) e 677 pretos (4%).

Número de senadores é bem menor

No Senado, são só três os candidatos a senador, mais um candidato a vice. Favoritos, mesmo, só dois deles. Mas os senadores participam diretamente das eleições, pois a maioria conta com interesse direto nas candidaturas. Justamente por isso, nada menos do que oito se licenciaram durante o período eleitoral, mesmo só um deles sendo candidato. Assim, de toda forma o esvaziamento dos corredores do Senado é menor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado