Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Robério Negreiros continua afastado da CLDF e UnB recupera recursos

Robério Negreiros continua de atestado, UnB com recursos, Jaqueline Silva (PTB), CLDF… a política local na visão Do Alto da Torre

Lucas Valença

13/06/2019 7h12

Lucas Valença
[email protected]

 

Atestado renovado I

O atestado médico do distrital Robério Negreiros (PSD) foi renovado, e o parlamentar deve ficar mais um tempo ausente dos trabalhos da Casa legislativa. A expectativa é que ele retorne à CLDF na segunda-feira (17). Isso se o médico não voltar a renovar seu afastamento. O problema do deputado é que, a cada momento afastado, a crise em torno da denúncia de que fraudou o ponto de frequência se agrava. Recentemente, até um pedido de impeachment foi protocolado.

Atestado renovado II

Parece que o instrumento legal, que deveria ser exceção, se banalizou. Qualquer tentativa de retirar um mandato concedido pelo povo precisa ser cuidadosamente estudado. Entende esta coluna que o erro do distrital não é grave o suficiente para ir de encontro ao sufrágio popular. Fato é: há distritais com complicações mais graves e que não respondem a processo semelhante. Ao distrital, segue uma dica: retorne, peça desculpas, pague o que é devido e se defenda. Caso contrário, a crise continuará crescendo e crescendo…

 

Problema doméstico

O ciúme e a inveja parecem ter crescido entre integrantes do palácio do Buriti. O anexo também não está imune. A atual gestão parece enfrentar um problema comum em outros governos: a disputa interna. O clima precisa arrefecer, ou pode gerar fogo amigo entre seus representantes. É bom que os projetos de relevância sejam produzidos pelas diversas pastas, mas o anúncio precisa ser bem planejado, para que o devido crédito seja dado.

 

“UnB, sua linda”

Mesmo que a devolução dos recursos da UnB tenha sido uma vitória da instituição, a universidade continua sem autorização para gastar. O corte inicial nos recursos pelo MEC havia mirado a receita vinculada ao custeio, mas o dinheiro só está livre como fator contável. Assim, é possível empenhar licitações, mas não promover gastos correntes. A Advocacia Geral da União recorre e deve estender a crise que já contamina o governo federal. Aos que aderem ao movimento “UnB, sua linda”, o dia é de vitória.

 

Era tecnológica

A digitalização do plenário da CLDF deve começar a se concretizar. Está marcado para o dia 25, que cai numa terça-feira, uma audiência pública para debater a instalação do painel eletrônico e de todo o sistema informatizado junto à sociedade. Estudos orçamentários já estão avançados e o edital deve ser lançado logo depois da sessão. Em agosto, a Mesa Diretora pretende entregar um aplicativo de celular que permite a fiscalização de tudo o que é gasto pela Casa. A iniciativa é boa, mas esta coluna ficará atenta aos valores e aos prazos.

 

Informativo educacional

Aos que ainda não pegaram o Cartão Material Escola e não gastaram os recursos disponíveis, o prazo encerra-se neste domingo (16). O programa criado com o empenho da distrital Jaqueline Silva (PTB) cadastra papelarias do DF para que familiares possam comprar material didático a cerca de 60 mil estudantes. 91,2% dos recursos do programa CME já foram utilizados. A medida é uma forma interessante de movimentar a economia na capital.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado