Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Relatividade eleitoral

Arquivo Geral

02/11/2016 7h00

Atualizada 01/11/2016 22h04

Apesar das análises negativas de observadores políticos, a Rede está de sorriso aberto com o resultado das eleições municipais. “O partido tem um ano de existência, se organiza em um ano e elege seis prefeitos, um de capital, 14 vice-prefeitos e 180 vereadores. Sendo que um dos vices é de Belo Horizonte, em uma gestão compartilhada com o PHS. Do ponto de vista da Rede, tivemos um excelente resultado”, afirmou um dos porta-vozes nacionais e regionais da Rede, Pedro Ivo. Pela balança dos apoiadores de Marina Silva, o desempenho da legenda superou diversas siglas da dita esquerda.

Royalties narrativos

Para 2018, a Rede pretende aprofundar o discurso de combate à velha política. Segundo Pedro Ivo, as eleições deixam clara a força deste argumento nas urnas, especialmente em São Paulo. O candidato eleito para a prefeitura paulista, João Dória (PSDB), conquistou os eleitores vendendo a imagem do antipolítico. Além disso, a maioria do eleitorado votou branco e nulo em protesto aos atuais partidos e nomes na disputa eleitoral. Neste sentido, o porta-voz considera que o partido precisa se comunicar melhor, não apenas para se empoderar da narrativa contra a política tradicional, como também para conquistar os eleitores descontentes.

Sustentabilidade gradual

“Também precisamos melhorar nossa fala sobre a sustentabilidade”, completou. As questões ambientais começam a ganhar cada vez mais espaço. Por exemplo, o próprio Distrito Federal vive o risco da falta de água. Nas próximas eleições a Rede não faz previsões mirabolantes, mas espera continuar ganhando espaço.

Falando de ambientalismo…

Amanhã o deputado distrital Joe Valle (PDT) lançará Frente Parlamentar Ambientalista do DF, na Câmara Legislativa. O evento terá presença do secretário do Meio Ambiente, André Lima, a presidente do Ibram, Jane Vilas Boas, o presidente da Adasa, Paulo Salles e o presidente do Fórum de ONGs Ambientalistas do DF, Luiz Mourão.

Vai depender…

Se o deputado federal Rogério Rosso vai para o “grupo da direita”? Há quem aposte no “não”. Embora já tenha afirmado que o partido dele, o PSD, ficará ao lado “de quem trabalhar pela população”, ele continua fechadíssimo com o governador Rodrigo Rollemberg. Mantém a mulher, Karina Rosso, na Subsecretaria de Micro e Pequena Empresa e Microempresas Individuais da Secretaria de Economia, que é comandada por um pupilo dele, Arthur Bernardes. Isso tudo sem falar do controverso Renato Santana, que ainda é o vice-governador.

Depois do susto, uma cirurgia

A deputada distrital Telma Rufino (sem partido) foi internada às pressas no fim de semana. Sentia dores fortes no peito. Está hospitalizada desde então. Ontem, foi submetida a uma cirurgia para tratar uma endometriose. Agora, está bem. Deve passar o feriado no hospital, onde tem recebido mensagens de “carinho e solidariedade” e orações, conforme informou a assessoria de imprensa dela.

A favor dos estudantes

A bancada do PT na Câmara Legislativa protocolou requerimento de audiência pública para discutir operações policiais contra estudantes que ocupam as escolas do DF. Querem convocar, entre outras figuras, a secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar, para explicar por que os estudantes têm sido atacados pela Polícia Militar.

Para mudar o Ensino Médio

A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 746, que reformula o Ensino Médio no Brasil, promoveu ontem a primeira audiência para ouvir os convidados da área da educação. Nesta primeira audiência foram ouvidos o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva; o presidente da Undime Paraná, Celso Augusto Souza de Oliveira; o consultor legislativo do Senado João Cabral de Monlevade; o representante da CONTAG no FNE, Antônio Lacerda Souto; o vice-presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Ivan Cláudio Pereira Siqueira; e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Maria Inês Fini. Todos os convidados se mostraram a favor da reforma do Ensino Médio, porém com ressalvas sobre o tema ser analisado por meio de medida provisória.

Na prática

O presidente da Comissão, deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) voltou a afirmar que o meio pelo qual o assunto está sendo debatido é o que menos importa, e que o mais urgente é finalizar a discussão para pôr em prática a mudança.

Pé no freio

A Câmara decidiu colocar um pé no freio no debate sobre o decreto de regulamentação do Pró-DF. Os distritais chegaram a um consenso: não vale apenas simplesmente derrubar o texto, uma vez que o movimento pode culminar em uma tremenda insegurança jurídica para 1.816 empresas. Na próxima voltarão a conversar sobre o assunto, em busca de uma solução mais amena que agrede o setor produtivo.
R$ 600 milhões

O GDF conseguiu aprovação da Legislativo para um empréstimo de R$ 600 milhões para obras com o Banco do Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado