Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Regularização fundiária é prioridade na pauta

Arquivo Geral

06/02/2017 7h39

A regularização fundiária é a grande a bandeira do Governo do DF em 2017. Pelo menos esta é a aposta do líder do governo, deputado Rodrigo Delmasso: “O governo está sensibilizado a trabalhar o grande problema da nossa cidade. Brasília não pode mais continuar vivendo na ilegalidade.” A ideia do Palácio do Buriti é encaminhar um conjunto de projetos neste ano para tentar resolver o impasse. E a ideia é chamar todo mundo para as discussões: “Vamos debater isso com a base, com a oposição e com os deputados independentes, para que esta legislação possa atender a todos”, prometeu o distrital.

GDF usará Código de Obras para se aproximar de deputados

A Casa Civil pretende encaminhar o novo Código de Obras para a Câmara neste semestre. Mas, desta vez, o governo pretende apresentar o texto aos parlamentares antes de protocolar o projeto. Mais do que uma simples gentileza, a ação faz parte da nova estratégia de relacionamento entre Executivo e Legislativo. Depois de meses de bombas e trocas de farpas, o Palácio do Buriti planeja construir pontes com a Casa.

Apoio da oposição

Os deputados Celina Leão (PPS) e Raimundo Ribeiro (PPS) foram ao encontro de simpatizantes da “chapa 1” que disputa o comando do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do DF (SindSaúde-DF), no fim de semana. Com o lema “Reinventar e Resistir”, a atual presidente Marli Rodrigues tenta se manter à frente da entidade por mais quatro anos. “Esta não é apenas uma luta sindical, é uma luta em favor do Distrito Federal. Marli personifica a determinação e a coragem”, discursou Ribeiro, no evento. As eleições ocorrem nos dias 28 a 30 de março.

Formação de grupos

Em campanha eleitoral explícita, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) convida moradores das diversas regiões da capital para o que chama de “Movimento Todos Pelo DF”. Ele diz que essas pessoas enfrentarão “o desafio de construir um projeto que traga de volta o desenvolvimento econômico e social para a nossa capital”. Para isso, ele defende, é necessário que as regiões tenham orçamentos próprios e máxima autonomia para administrar com excelência cada região do Distrito Federal.

Engajamento

A ideia do movimento, conforme o convite do deputado tucano, é engajar representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais liberais, empresários e as pessoas ou organizações sociais “comprometidas com o desenvolvimento e o bem estar da cidade”.


Bolsa creche

A partir de março, o governo Rollemberg lançará a bolsa creche, no valor médio de R$ 457 por criança. O programa será estruturado a partir do credenciamento de creches particulares interessadas. O contrato não deve ser por convênio e o GDF comprará as vagas. Caso a instituição particular tenha mensalidades acima do valor previsto para a bolsa, a família terá de arcar com a diferença da quantia. O programa estará disponível para meninos e meninas que tentaram vaga em creches públicas para este ano e não conseguiram.

PPPs de volta na praça

O Palácio do Buriti pretende retomar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) neste semestre. A partir das recomendações do Tribunal de Contas, o Executivo reelaborou os projetos e pretende colocá-los novamente na praça. Algumas críticas dos conselheiros foram avaliadas como acertadas, outras questionáveis. De um jeito ou de outro, o governo redefiniu os projetos. Um dos destaques ainda é o complexo esportivo protagonizado pelo Estádio Nacional Mané Garrincha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado