Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Reginaldo Sardinha se aproxima do DEM

O deputado já chegou a se encontrar com Rodrigo Maia, Alberto Fraga e Ronaldo Caiado (antigo desafeto do governador)

Marcus Eduardo Pereira

24/10/2019 6h00

Com divergências dentro do Avante, o distrital Reginaldo Sardinha (foto) tem conversado com partidos para uma possível transferência. A maior aproximação tem sido com o DEM. O deputado já chegou a se encontrar com Rodrigo Maia, Alberto Fraga e Ronaldo Caiado (antigo desafeto do governador).

Ausência de acordo

Recentemente, Sardinha pediu que a Câmara Legislativa cancelasse uma viagem que faria à Bahia para comparecer ao evento nacional do Avante. O atrito, que só aumenta, deve impedir um acordo entre o parlamentar e a sigla. Enquanto não há entendimento, a janela partidária continua sendo a única opção, mas ainda sem previsão de abrir. Ao que parece, as divergências internas devem perdurar.

Lamento nordestino I

Um pedido de abertura de CPI para investigar o vazamento de óleo no Nordeste foi apresentado ontem na Câmara Federal e contou com a assinatura de cerca de 250 parlamentares, incluindo da base presidencial. No DF, o deputado Professor Israel (PV) chegou a subscrever o documento que agora depende do deferimento do presidente, Rodrigo Maia (DEM).

Lamento nordestino II

O óleo não contido e menosprezado pelo Planalto não só atinge os nove estados nordestinos, mas o meio ambiente brasileiro como um todo. A riqueza do mar da região, eternizado pelo baiano Dorival Caymmi, se tornou um lamento diário. A esperança é que não fique isolado um dos versos finais da música O Mar do cantor. “Morreu, morreu, morreu, oh…”

Sobras de outros poderes

Economistas do GDF e integrantes do parlamento local, disseram confiar na possível sobra de recursos orçamentários da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas. A intenção será utilizar, como já foi feito por outros governo, parte da verba economizada para ajudar no pagamento da folha dos servidores do Executivo local. Não faz muito tempo que o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), chegou a remitir recursos ao Buriti e prometeu mais.

Encontro marcado

Está prevista para o dia 6 de novembro a visita da equipe econômica do GDF para explicar trechos da LOA à Casa Legislativa. Este será um dos primeiros momentos de defesa do Buriti ao projeto, que deve receber uma quantidade expressiva de emendas parlamentares. O objetivo será tentar manter a essência do texto enviado.

Posição em contraste

Sobre a nota “Urgência na entrega”, publicada ontem pela coluna, que tratava de supostos anúncios “precipitados” do governo local, a Secretaria de Habitação informou que não observou problema em anunciar o Museu da Bíblia sem que todas as liberações estivessem obtidas. Afirmaram que “todos os trâmites legais serão observados” e que “a legislação do Iphan (Portaria 166/2016) já prevê a possibilidade de criação de novos lotes no Eixo Monumental”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado