Quatro nomes aparecem à frente na corrida para mais votado deputado federal de Brasília em 2026. Na verdade, os quatro ainda podem disputar eleições majoritárias, mas o mais provável é que concorram mesmo a deputado federal.
Uma das três mais votadas em 2022, a petista Érika Kokay deve mesmo disputar o Senado. Esse também pode ser o destino da deputada federal Bia Kicis (PL), a campeã de votos deste ano, mas parece improvável que se imponha à dobradinha que se desenha entre Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha. Com a possibilidade de ser candidata a vice-presidente, Michelle pode abrir espaço.
Outro que pode disputar majoritária e não esconde essa intenção é o deputado Fred Linhares (Republicanos), também entre os campeões da eleição passada. Ainda não está claro que posto ele poderia pleitear. Seja como for, se ele e Bia Kicis forem para a reeleição, estarão entre os mais votados.

Bia Kicis, sem dúvida, polarizará o voto bolsonarista, embora os outros três também estejam fora da esfera de esquerda. Ex-governador do DF, José Roberto Arruda anunciou que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal. Sua candidatura foi viabilizada após a aprovação do PLP 192/2023, que alterou a contagem do prazo de inelegibilidade e aguarda sanção presidencial. Existe ainda uma questão a ser superada, mas desta vez ele pode conseguir.

Arruda tem histórico de votos expressivos no DF, sobretudo em regiões administrativas populares. Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, realizado entre 23 e 27 de agosto, foi lembrado por 16% dos eleitores quando perguntados sobre o governo local.

Fred Linhares tem trajetória ascendente. Em 2022, surpreendeu com 10,26% dos votos válidos para deputado federal. No último levantamento do Paraná Pesquisas, alcançou 22,1% das intenções para o Senado Federal. Apesar do bom desempenho, o mais provável é manter-se no páreo para deputado federal, onde considera ter maiores chances de vitória consolidada.
Linhares se fortalece principalmente no eleitorado conservador e evangélico, além de atrair apoio em cidades de maior crescimento populacional, como Águas Claras e Samambaia. O Republicanos deve apostar fortemente em sua candidatura para ampliar a bancada federal ligada à base do partido.
José Antônio Reguffe (coligação SD-PRD) carrega a marca de “campeão de votos”. Já obteve 18,95% dos votos para a Câmara Federal e, em 2014, foi eleito senador com 57,61% do eleitorado do DF, uma das maiores votações da história da capital.

Já se falou até em candidatura a presidente da República e a governador, mas a Câmara parece mais provável. Conhecido por sua postura independente e crítica aos gastos da máquina pública, Reguffe deve concentrar seu discurso no eleitorado mais urbano e escolarizado, que valoriza transparência e austeridade.
Mesmo sem ter aparecido na última pesquisa do Paraná Pesquisas para cargos majoritários, seu anúncio de candidatura à Câmara deve redesenhar as estratégias das demais campanhas.