Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

PT volta a pensar em candidatura própria no DF

Para Vale, a decisão de abrir mão de candidatura própria no ano passado foi resultado de uma busca de composições para derrotar Bolsonaro

Eduardo Brito

19/06/2023 19h52

Ricardo Vale. Foto: CLDF

Após uma derrota acachapante em 2018 e uma aposta em candidatura do PV em 2022, o PT brasiliense deve lançar um nome próprio em 2026. A proposta foi defendida pelo vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale, em conversa com blogueiros da capital.

Para Vale, a decisão de abrir mão de candidatura própria no ano passado foi resultado de uma busca de composições para derrotar Bolsonaro. Não foi só o Distrito Federal que isso ocorreu, mas também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e outras unidades da Federação.

“Agora, porém, o PT do Distrito Federal pode voltar a pensar ter uma candidatura própria, por possuir importantes quadros para disputar o Buriti, mas isso vai depender do cenário que se apresentar pela frente”, disse.

Ele não citou nomes, mas todo mundo sabe que uma forte possibilidade é o ex-deputado Paulo Tadeu, campeão de votos que deixou o Congresso pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, mas pretende voltar à política. Não por acaso. Paulo Tadeu é irmão de Ricardo Vale.

Para o distrital, porém, a candidatura própria não pode ser dada como favas contadas. Afinal, “se for para reeleger o presidente Lula, em 2026, e se for necessário fazer uma grande aliança nacional, com os partidos que fazem parte da base do governo, o PT do DF terá que seguir o que for acordado pelos partidos, em apoio à reeleição de Lula”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado