Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

PT busca Mesa

Arquivo Geral

15/11/2016 7h00

Atualizada 14/11/2016 21h12

O Partido dos Trabalhadores não quer ficar mais dois anos longe da Mesa Diretora da Câmara Legislativa. Por isso, a sigla negocia participação com todos os candidatos à próxima presidência da Casa. Por enquanto, as tratativas estão mais avançadas com o deputado distrital Agaciel Maia (PR), nome predileto do governador Rodrigo Rollemberg até o momento.

Papo de corredor

Pelos corredores da Câmara, o nome do deputado Chico Vigilante (PT) é apontado como um potencial vice de Agaciel. O parlamentar nega. “O PT reivindica uma cargo na Mesa. Mas não sou candidato. Se fosse, seria para fazer tudo que precisa ser feito com a Câmara. Ou seja: uma mudança radical. Dentro de pouco tempo, a população vai realmente achar a Casa dispensável”, conta o parlamentar.

O dilema entre o real e o ideal

Sem ressalvas, Vigilante confirmou que, por enquanto, o partido está bem mais próximo de uma composição com Agaciel, com a participação de outro parlamentar do PT. Mas a questão ainda está em aberto. “Vamos apoiar quem propuser as mudanças necessárias. Não dá mais para Câmara votar apenas nas terças-feiras. Precisa ter plenário terças, quartas e quintas. A reunião de líderes não pode ser mais nas terças antes do plenário. Tem que ser feita com antecedência. A Câmara também precisa se tornar um grande fórum para temas nacionais”, argumenta. Vigilante também defende mudanças administrativas na Mesa Diretora e a atualização do regimento interno da Casa.

Filiação em massa

O diretório regional do PDT articula dezenas de filiações de lideranças regionais. São lideres comunitários, empresários e personalidades no DF. Pelas contas mais humildes, a legenda espera conseguir 70 novos nomes. Tratam-se de personagens novatos no jogo político e também de outros com candidaturas para a Câmara Legislativa no currículo. Caso as projeções se concretizem, o partido pretende fazer um grande evento de filiação.

Agenda: Código de edificações

O GDF fará uma audiência pública para debater o Código de Edificações no dia 5 de dezembro, a partir das 18h, na Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), no Setor Comercial Sul. O texto será encaminhado para a Casa Civil e, na sequência, desembarcará para análise na Câmara Legislativa.

Agenda: MP 746

A polêmica Medida Provisória 746 de 2016, cujo texto propõe mudanças na grade curricular do Ensino Médio, será tema de audiência pública na tarde de 29 de novembro, no Ministério Público do DF. O debate é uma inciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) e da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC). Inscrições poderão ser feitas no dia do evento, das 13h às 14h.

Folga

A Câmara Legislativa emendou o feriado e ontem estava com as portas fechadas. Oficialmente, era dia de ponto facultativo.

Assembleia na porta da Câmara Legislativa

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) se reúne em assembleia, amanhã, às 14h, em frente à Câmara Legistativa do DF para discutir sobre negociações salariais, novas ações da operação “PCDF Legal”, escolha dos integrantes da Comissão de Ética da entidade e remanejamento de orçamento da rubrica “Confraternização e Comemorações” para “Mobilização e Propaganda”. A categoria pretende, ainda, angariar apoio da maioria dos deputados distritais às reivindicações dos servidores. Já passa da metade o número dos simpáticos à causa.

Quem será?

O maior bloco da Câmara Legislativa será decisivo para a eleição da nova Mesa Diretora, assunto que domina a pauta dos corredores da Casa. PDT, Rede e PV devem decidir entre os nomes de Joe Valle e Israel Batista, em reunião nesta quarta-feira. Tudo indica que o grupo deve escolher Joe, que deixou o primeiro escalão do governo e voltou para o legislativo justamente para disputar o cargo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado