Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

PSOL proporcional

Arquivo Geral

01/11/2016 7h00

Atualizada 31/10/2016 23h10

É o fim de uma tradição. A cada eleição para o Palácio do Buriti, Toninho do PSOL era candidato. Não importavam as circunstâncias. Fosse chuva ou sol, Antônio Carlos de Andrade sempre concorria ao comando do GDF. Em 2018, esse ciclo não se repetirá. O socialista será candidato em uma chapa proporcional, mirando a posição de deputado distrital ou federal.

Puxando nomes

Na última eleição, Toninho somou 199 mil votos na disputa pelo Buriti. “O meu nome já está bem conhecido dos eleitores. Por isso, a ideia é que me candidate para a Câmara Legislativa ou dos Deputados. O PSOL precisa ter uma representação no Legislativo. Precisamos ter uma voz”, comentou. Além disso, existe a possibilidade de que Toninho consiga ainda puxar outros nomes graças ao coeficiente eleitoral.

Reação

Para concorrer ao Buriti, o partido estuda o nome de Maninha. Consciente da baixa aprovação da gestão Rollemberg e da movimentação para uma grande chapa dos grupos da dita direita, o PSOL pretende discutir a formação de uma aliança de esquerda. “Estamos muito atentos a essa onda conservadora. Haverá muito conversa entre a esquerda. E, desta vez, estamos abertos a ouvir. E o nome de Maninha é uma excelente opção para puxar a cabeça de chapa”, ponderou.

A polêmica acelera

As mudanças na sinalização do trânsito continuam dando o que falar. Muitos motoristas consideram algumas situações esdrúxulas, a exemplo da situação na L4, nas imediações do Iate Clube. Uma placa indica a velocidade de 80 km/h e, 30 metros depois, outra sinaliza 60 km/h. A queixa já foi encaminhada para o gabinete do governador Rodrigo Rollemberg e para o Detran. Ontem, o órgão procurou a coluna para esclarecer que o trecho em questão é uma rodovia e está sob responsabilidade do DER.

A voz do DER

O DER, no entanto, informa, por meio de nota, que trata-se de uma “situação normal”, quando se trata de aumentar a segurança viária. “Em locais como escolas, clubes, comércios, a velocidade é reduzida a fim de evitar acidentes de maior gravidade. A colocação das placas respeita o estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Cabe ao condutor do veículo ter atenção à sinalização”, diz o texto encaminhado pelo departamento.

Ensino Médio em debate

A Comissão Mista que analisa a medida provisória do Ensino Médio inicia hoje as audiências públicas de debate, no Plenário 6, do Anexo II do Senado, às 14h30. Para o presidente da Comissão, deputado Izalci Lucas, embora o assunto seja debatido há anos no Congresso, as audiências são importantes para se ouvir todas as opiniões. “Vamos trabalhar para que a votação ocorra depois de um amplo e democrático debate”, disse.

Delegados continuam na pressão

Vão cruzar os braços por mais 48 horas – nas próximas quinta e sexta-feiras – os delegados da Polícia Civil do DF. Reunidos em assembleia ontem, decidiram pela paralisação como forma de pressionar o Governo do DF pela retomada das negociações do reajuste salarial. No encontro, a categoria também decidiu romper com a Diretoria-Geral da PCDF, em função da “inércia e falta de apoio durante o movimento”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado