Por falar em nova lei, a mesma edição do Diário Oficial publica lei que cria o protocolo “Todos Por Elas”. A nova regra impõe uma série de ações para prevenir, detectar e encaminhar situações de potenciais crimes contra as mulheres em bares, boates, festas e eventos no Distrito Federal.
“Foi um grande passo de nossa sociedade para aumentar a proteção e as garantias de direitos às mulheres”, comemora o autor do projeto, o distrital petista Gabriel Magno. Segundo ele, a regra foi inspirada no envolvimento do ex-jogador da Seleção Brasileira, Daniel Alves, preso desde fevereiro, na Espanha, sob a acusação de estuprar uma jovem durante uma festa numa casa noturna de Barcelona.
A nova legislação incorpora elementos do protocolo espanhol “No se calem” (Não se calem) ao estabelecer procedimentos e treinamentos que devem envolver os trabalhadores, responsáveis por estabelecimentos comerciais e órgãos do Estado para impedir violências contra mulheres em ambientes de diversão noturna em todo o DF.