Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Projeto cria central para jovem inovador

Com a sigla CJTI, reunirá informações sobre vagas no mercado de trabalho e sobre cursos de qualificação profissional ofertados por instituições públicas e privadas.

Eduardo Brito

15/04/2026 19h34

whatsapp image 2025 10 09 at 17.57.08 (1)

Julio Cesar Ribeiro crédito Kayo Magalhães / Câmara dos Deputado

A Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4306/19, de autoria do deputado brasiliense Julio Cesar Ribeiro, do Republicanos, que cria a Central do Jovem Trabalhador Inovador.

Com a sigla CJTI, reunirá informações sobre vagas no mercado de trabalho e sobre cursos de qualificação profissional ofertados por instituições públicas e privadas.

O sistema contará com um banco de dados destinado ao compartilhamento de informações entre órgãos de todas as esferas administrativas (União, estados, Distrito Federal e municípios), relativas aos jovens que se inscreverem em cursos ou vagas de emprego.

A proposta prevê, ainda, reserva de 20% das vagas para qualificação profissional para jovens com deficiência, inclui um item para prever que as informações sobre jovens aprendizes, eventualmente ligados ao banco de dados do CJTI, e incorpora um dispositivo prevendo a criação de um cadastro específico para os jovens da área de informática e de ciência da computação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado