O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou nesta terça-feira, 27, um decreto que institui uma comissão para elaborar um plano para episódios críticos de poluição do ar no Distrito Federal. Essa comissão é composta por representantes de 17 órgãos do governo do Distrito Federal, sob a coordenação do Instituto Brasília Ambiental.
Ibaneis fixou ainda um prazo máximo de 90 dias para elaborar ações de combate. “Neste período de seca”.
“Temos de lidar constantemente com queimadas e fumaça, mas esta foi a primeira vez que os índices de qualidade do ar atingiram níveis ruim e péssimo. Com essa comissão regulamentada, além de enfrentar a situação atual, já deixaremos a cidade preparada caso aconteça novamente uma situação semelhante”, informa o governador.
A verdade é que Ibaneis não perdeu tempo. Na segunda-feira já reuniu seu gabinete, a secretaria de Meio Ambiente, a Defesa Civil e outros órgãos de competência para discutir a questão climática.
Foi nesse momento que se decidiu elaborar o plano de ação agora colocado em funcionamento para lidar com eventos críticos de qualidade do ar. De toda forma, o Buriti segue avaliando a nuvem de fumaça que veio de queimadas de outros estados para o DF.