Conforme antecipado pela coluna, saiu até antes do previsto o primeiro passo para ligar, por trilhos, com o chamado VLT, os centros de Ceilândia e Taguatinga.
Nesta quinta-feira (15), foi autorizada, pela governadora em exercício Celina Leão, a contratação dos estudos e anteprojetos que vão embasar o futuro sistema de transporte coletivo.
O projeto prevê um traçado de aproximadamente 15 quilômetros, ao longo da Estrada Parque do Contorno (Pistão Sul e Norte) e da Avenida Hélio Prates, dois dos principais corredores de mobilidade da região.
Celina Leão destacou que o modal representa um investimento estratégico para o futuro do transporte público. “Hoje estamos acertando os estudos do VLT, que têm prazo máximo de 12 meses para serem elaborados. Enquanto isso, já iniciamos a conversa com bancos internacionais para fazermos o custeio dessa obra que vai requalificar toda essa região central. O projeto é que o VLT integre com o Metrô, com isso, vamos alcançar um maior número de pessoas embarcando. Posso garantir que essas cidades serão totalmente transformadas para melhorar a vida dos moradores e comerciantes daqui”, defendeu a governadora em exercício.
A primeira etapa da licitação consiste justamente na realização dos estudos técnicos, que irão analisar alternativas de traçado, demanda de passageiros, custos de implantação, benefícios socioeconômicos e impactos ambientais do VLT.
Com base nesses dados, será possível definir qual o melhor modelo para sua implantação.