Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Primeiro o Flamengo depois o povo

Distritais flamenguistas, entre eles o líder de governo Hermeto (MDB), queriam assistir a participação do Rubronegro carioca no Intercontinental de Clubes da Fifa

Eduardo Brito

10/12/2025 19h03

fbl bra flamengo ceara

Foto por MAURO PIMENTEL / AFP

A tradicional sessão de fim de ano da Câmara Legislativa, quando se vota o Projeto de Lei Orçamentária Anual e se encerram os trabalhos da Casa no ano, teve uma peculiaridade: foi realizada pela manhã. O motivo vai muito além do que evitar trabalho pela madrugada adentro, como é tradicional no parlamento local. Distritais flamenguistas, entre eles o líder de governo Hermeto (MDB), queriam assistir a participação do Rubronegro carioca no Intercontinental de Clubes da Fifa, ontem. O acordo, firmado na terça-feira, quando a sessão não foi encerrada graças à entrega de um título de cidadão honorário, proposto pela distrital Paula Belmonte, era de iniciar os trabalhos, no dia seguinte, às 10h30, mas com um pequeno atraso ela começou às 10h50, com o claro objetivo de encerrar até às 14h.

Dado início aos trabalhos, quase tudo correu bem, mas o tempo correu, correu, correu e, e alguns projetos empacaram no debate. Entre eles o que mudava o cálculo de combustíveis no Distrito Federal e a própria LOA. Por volta das 13h50, o nervosismo tomou conta dos flamenguistas. Com o time em campo, os debates e impasses continuavam a todo vapor e o time já estava entrando em campo. Foi somente com o primeiro gol do Flamengo que o clima ficou mais leve, mas ainda assim a pressa aumentando, ao ponto de a base deixar a oposição incluir em um dos projetos uma emenda – autorizada pela equipe do Poder Executivo em Plenário – que obriga o Palácio do Buriti a enviar projetos de lei para a Câmara Legislativa para incorporar excessos de arrecadação dos fundos distritais quando eles forem maiores que 5% do previsto.

Tiro pela culatra

A vida dos parlamentares flamenguistas poderia ter sido mais fácil, se a sessão tivesse sido mantida no horário habitual. Isso porque o jogo do Flamengo começava às 14h, sendo encerrado por volta das 16h. A sessão da CLDF começa às 15h, sendo as duas primeiras horas voltadas aos discursos dos parlamentares. Logo, as votações começam às 17h, uma hora após o fim do jogo. Com a mudança de horário, a sessão ocorreu pela manhã e os parlamentares flamenguistas, incluindo o autor da proposta, Hermeto, quase perderam a partida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado