fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Do Alto da Torre

Primeiro ano de governo tem o triplo de projetos de lei ‘aprovados’ de 2018

Se os projetos previstos forem votados, alcança 278 PLs, bem superior aos 108 aprovados em 2018

Lucas Valença

Publicado

em

PUBLICIDADE

Lucas Valença
lucas.valenca@grupojbr.com

Com a aprovação dos últimos projetos nas próximas sessões, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB/foto), deve entregar o primeiro ano de mandato próximo com o triplo de projetos de lei ‘aprovados’ com relação ao ano anterior. Se os projetos previstos forem votados, alcança 278 PLs, bem superior aos 108 aprovados em 2018.

3ª parcela

Rafael Prudente também deve voltar a devolver, pela terceira vez neste ano, novos recursos ao Executivo local. A primeira devolução foi de R$ 25 milhões. Já a segunda, R$ 10 milhões. A nova quantia ainda está sendo calculada e deve ser anunciada em breve. Os valores, no entanto, desafogam o governo que já confessou contar com a economia dos Poderes.

Indicação rejeitada

O crescimento do bloco do Centrão no Legislativo local fez com que seus representantes protocolassem um ofício na Casa indicando o distrital Reginaldo Sardinha (Avante) para ser o novo líder da Maioria. A indicação, no entanto, deve ser rejeitado pelo parlamentar e o deputado Jorge Vianna (Podemos) deve continuar na função.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ação entre amigos (II)

Repetindo o que se viu no dia anterior, quando o Executivo local entregou a Medalha do Mérito Buriti, o GDF voltou a prestigiar as próprias autoridades em premiação de entrega do Prêmio de Direitos Humanos do DF. Dos 60 agraciados, 14 eram integrantes do governo que termina seu primeiro ano. Desta vez, a cerimônia foi concedida pela pasta da Justiça, mas uma pergunta fica. Qual o critério para essas honrarias?

Trincheira do FAC

O abaixo assinado promovido pela distrital Júlia Lucy (Novo) que contesta a redução dos percentuais destinados à Fundação de Apoio à Pesquisa, já conta com mais de sete mil assinaturas. A meta é chegar a 10 mil e entregar nas mãos do governador. A reunião estava marcada para a próxima semana, mas deve ser reagendada para depois da lua de mel do governador.

Reunião importante

Hoje os técnicos dos gabinetes parlamentares e representantes do governo devem se reunir no Legislativo local para discutir o relatório da Comissão de Orçamento e Finanças referente à Lei Orçamentária Anual (LOA). A intenção é tentar minimizar possíveis conflitos no dia de votação.

Relatório cauteloso

Ao elaborar o parecer, o presidente da CEOF, Agaciel Maia (PL), tomou o cuidado de mudar pouca coisa do texto. Ele também chegou a acatar a maioria das emendas dos colegas, mas a minoria era modificativa. A cautela, no entanto, deve apressar o último dia de votação do Legislativo local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade