Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Presidente Prudente

Arquivo Geral

17/01/2019 7h00

https://soundcloud.com/user-401183895/noticia-ibaneis-convoca-base-ameaca-de-morte-a-deputado-e-mais-coluna-alto-da-torre

Antes sorumbático quanto ao tema, Ibaneis Rocha (MDB) já soa mais animado quanto à convocação da sessão extraordinária na CLDF e o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), parece ter embarcado nessa. “O governo fez a explicação que aguardávamos e explanou os seis principais novos projetos para já iniciarmos o debate na Câmara”, revelou o deputado. Na semana passada, ele tratava o assunto com tibieza, em contraste com a reação demonstrada ontem.

Na base do rito
O motivo de o governador insistir na sessão extraordinária, mesmo com a volta do recesso legislativo no horizonte – os trabalhos serão retomados em menos de 20 dias –, é a agilidade que esse tipo de convocação enseja. Na tramitação normal, um projeto precisa passar por diferentes comissões, sendo a última a CCJ, até chegar ao plenário para entrar na pauta. Às vezes, ainda há a necessidade de dois turnos de apreciações. Sendo assim, o processo pode demorar meses para acontecer, mesmo quando há boa vontade dos envolvidos.

Ligeirinho
No modelo extraordinário, basta os representantes das comissões emitirem seus pareceres em plenário, durante a sessão, e prosseguir para a aprovação da matéria, o que pode acontecer no mesmo dia. O Executivo tem se rebolado, por meio de seus articuladores Bispo Renato Andrade e Vitor Paulo, para demonstrar a necessidade de se ganhar tempo em questões que podem resolve problemas da saúde e segurança, principalmente.

Solução na hora
Mateus Lolas resistiu à mudança do governo Rollemberg para o de Ibaneis e continuará responsável por conduzir a Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão. Em miúdos, o Na Hora. Durante a transição, ele quase ficou sob a tutela da nunca criada Secretaria da Cidadania, à época a ser gerida por Everardo Gueiros, que acabou como titular dos Projetos Especiais e a Secretaria de Cidadania virou um braço da Sejus. E foi na própria Sejus que passou a ser responsável pelo Na Hora. A meta é agilizar planos de ataque aos problemas do sistema, expandindo unidades pela cidade e aumentando o horário de atendimento até as 20h.

Mais e mais
Em seu primeiro pronunciamento público sobre o serviço, Lolas, à frente do Na Hora desde dezembro de 2017, falou em criar um aplicativo para encurtar as filas nos postos de atendimento. Segundo ele, a ideia é criar postos de atendimento em Samambaia, Santa Maria e Planaltina, além de ampliar as unidades do Riacho Fundo e da Rodoviária do Plano Piloto. Outra proposta é estender o horário de funcionamento até as 20h, com possibilidade de isso evoluir. “Futuramente, conseguiremos ampliar até às 22h. Seria um terceiro turno de trabalho”, disse Lolas.

Construção
O plenário da Câmara Legislativa passa por reformas para trocar o carpete e faz trabalhos de cabeamento. Os reparos devem ultrapassar o reinício dos trabalhos legislativos, portanto os deputados precisarão achar soluções para que as sessões ordinárias aconteçam. Uma alternativa é utilizar algum dos auditórios.

Fica para depois
O deputado não reeleito Cristiano Araújo (PSD) teve de desistir da indicação para a diretoria da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) para evitar desgaste entre o Buriti e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O governador Ibaneis, à época da escolha do ex-parlamentar, disse acreditar na inocência do aliado, que é réu no âmbito da Operação Drácon. Agora, ele garantiu que, se a absolvição acontecer, poderá nomear o antigo distrital para outras funções por entender que ele tem competência administrativa.

Vida nova, pasta nova
Na estrutura de governo criada por Ibaneis, duas pastas emergiram como novidades na tentativa de criar um ciclo virtuoso no Executivo: a Secretaria de Atendimento à Comunidade, comandada por Severino Cajazeiras, e a Secretaria de Relações Internacionais, de Pedro Luiz Rodrigues. A ideia era dar vazão a demandas que nascessem dos povoados com menor acesso à informação e, na outra ponta, internacionalizar pautas š muitas vezes relativas a investimentos.

Acesso globalizado
Pedro Rodrigues explica que sua pasta, antigamente uma assessoria para assuntos internacionais do Governo do DF, se concentrará em captação de investimentos por meio de uma agência independente a ser implementada. “É uma atuação mais empresarial. Existe um fim político, mas tendo a agência, teremos agilidade para cuidar de aspectos de atração de interessados”, detalha.

Ponta a ponta
No caso da secretaria de Cazajeiras, ele espera que a população procure sua estrutura par arepassar demandas. Projetos como a implementação de Wi-Fi em agências do trabalhador, por exemplo, pode ser trabalhados em conjunto com outras pastas, como a do Trabalho, de João Pedro Ferraz. Claro que tudo está em etapa especulativa e em processo de articulação, mas existe certo entusiasmo dos envolvidos.

Não contavam com minha astúcia
O deputado distrital Fernando Fernandes (Pros), atualmente administrador de Ceilândia, reviveu uma situação corriqueira da época em que era delegado da Polícia Civil: foi ameaçado de morte. Uma denúncia anônima levou ao registro da ocorrência na 19ª Delegacia de Polícia (Setor “P” Norte), na manhã de ontem, e, horas depois, um indivíduo identificado como Boca Roxa foi detido como suspeito. Parece nome de vilão do Chapolin Colorado, mas é um criminoso conhecido da região.

Velho conhecido
“Ele tem envolvimento com grilagem, tráfico e roubo na região. Na delegacia estão confirmando se o histórico é esse mesmo, mas é alguém que já foi abordado por minhas equipes quando eu era titular da 19ª DP”, revelou o próprio Fernando Fernandes, que falou tranquilamente sobre o episódio. Segundo ele, as ameaças teriam sido proferidas próximo a um campo de futebol, no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia.

Rede de apoio
“Alguém ouviu ele comentando que ia me matar com uma pistola ou facadas e acionou a polícia. A população comprou nossa briga porque a gente tem a simpatia da comunidade”, orgulha-se o deputado e administrador, que não interrompeu a agenda por conta da ocorrência e, na tarde de ontem, caminhava pelas ruas da cidade acompanhando ações de limpeza urbana.

Cão dos Inferno
Duas das agremiações criminosas mais conhecidas desmontadas pelo delegado foram a Os Cão dos Infernos (OCI) e o Comando do Sol Nascente (CSN).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado