Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Pertinho de poder concorrer ao buriti

Arquivo Geral

08/02/2017 7h00

Está perto de se viabilizar juridicamente como candidato ao Palácio do Buriti o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB). Ele foi absolvido ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de uma condenação do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) por propaganda irregular na campanha de 2014. Agnelo Queiroz, o ex-governador, teve a condenação mantida e terá, ainda, de pagar multa.

Uma ação já foi

Filippelli tem trabalhado, nos bastidores, para viabilizar a candidatura ao Governo do DF, no ano que vem. Tem reunido apoio de políticos da direita e conta com a benção do presidente da República, Michel Temer, a quem assessora no Palácio do Planalto. Diante das articulações do habilidoso peemedebista, há quem aposte que somente a Justiça Eleitoral poderia tirá-lo da disputa. Por enquanto, de uma condenação de inelegibilidade, pelo menos, ele está livre.

Coisas da campanha

Agnelo e Filippelli foram condenados à inelegibilidade pelo TRE, em outubro passado, por usarem indevidamente a logomarca do governo no site da campanha eleitoral. A ação, que foi proposta pela coligação do então candidato José Roberto Arruda (PR), foi relatada pelo ministro Henrique Neves, para quem houve abuso de poder político de Agnelo Queiroz por uso indevido de meios de comunicação social por campanha publicitária que alcançou o período eleitoral. Para ele, Filipelli não contribuiu com a prática dos atos, sendo a responsabilidade apenas do ex-governador.

Imóveis em alta

As vendas e locações de imóveis no Distrito Federal parecem devagar, devagar, quase parando. Mas a verdade é que o mercado já está dando sinais de melhora. A velocidade das vendas no ano passado foi 27,5% maior do que em 2015 para imóveis residenciais novos. Pesquisa comparativa da Ademi e do Sinduscon, que será divulgada hoje, demonstra tecnicamente que as vendas de imóveis residenciais novos em Brasília recuperou ritmo de vendas. O indicador, chamado Índice de Velocidade de Vendas (IVV), em 2016 foi 5,1%, superando os 4% de 2015, um incremento de 27,5%. Os empresários do setor consideram que um IVV na casa dos 5% representa uma velocidade adequada para a venda de um empreendimento imobiliário.

O nome errado

A indicação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para a substituição do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF) deixou o senador Cristovam Buarque (PPS) indignado. Segundo o parlamentar, o presidente Michel Temer (PMDB) tinha a chance de entrar para a história com a indicação o melhor ministro do Supremo de todos os tempos. Afinal, Temer tem raízes jurídicas. Mas, em vez invés de argumentos técnicos, o condutor do Palácio do Planalto escolheu o caminho político.

Lista tríplice

Buarque é autor da PEC 44 de 2012, que tramita no Senado e sugere mudança da dinâmica da sabatina de ministros pelos senadores. Pelo projeto, os senadores receberiam uma lista com três indicados. Os nomes seriam propostos por entidades do Direito e de entidades da sociedade. Caberia ao presidente da República escolher três e encaminhar ao Senado. “O candidato seria eleito e não apenas confirmado ou recusado. Esse é o mesmo princípio da eleição para reitores”, argumenta Cristovam. A PEC está na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJ) pronta para entrar na pauta de votação e já recebeu parecer favorável da relatora, senadora Ana Amélia (PP).

Rodrigo é o outro

Não é Rodrigo o nome do deputado petista que quer continuar no comando da Comissão de Defesa Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa. O nome do petista Ricardo Vale (com um L só) foi grafado incorretamente em texto publicado ontem pelo JBr. Não é Rodrigo. Este é outro e despacha no Palácio do Buriti.

Esclarecimentos

A nota “Diagnóstico Técnico”, publicada na edição de ontem, falando sobre o contrato do novo Centro Administrativo do DF, não partiu do texto da análise técnica do processo, sob análise na Secretaria de Planejamento. Este material segue em sigilo dentro do governo. As aspas publicadas partiram das respostas da pasta aos questionamentos da reportagem. Outro ponto que merece o devido esclarecimento: a solução do impasse judicial entre o GDF e consórcio Centrad, responsável pela obra, ainda não está definida. Existe a possibilidade de rescisão, mas o Executivo também trabalha com a chance de uma repactuação. A informação contida na nota está correta. Ou seja, para o governo Rollemberg, nos moldes atuais, o contrato do Centro Administrativo não proporcionará economia para os cofres públicos.

Menos rótulos…

Procuradoras do Estado de Goiás idealizaram e lançam, por conta própria, campanha contra machismo no ambiente de trabalho. “Menos Rótulos, Mais Respeito” é o nome do movimento que visa conscientizar mulheres e homens acerca de comportamentos e conceitos reproduzidos consciente e inconscientemente e passam de geração em geração.

…Mais respeito

A campanha, que deve ser divulgada principalmente nas redes sociais, provoca reflexões sobre o machismo impregnado em expressões corriqueiras. “Eu penso que o machismo se manifesta em todos nós: homens e mulheres. Fazemos parte de uma estrutura em que condicionamentos sociais são impostos e acabam levando para uma sobreposição do homem em relação à mulher como algo que deveria ser aceito naturalmente”, avalia a procuradora Patrícia Junker, uma das idealizadoras do projeto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado