O “morango do amor” é a mais nova sensação da Internet, liderando buscas nas redes sociais e no Google, e tem provocado uma verdadeira corrida às confeitarias de todo país.
E o motivo é simples: a receita irresistível combina a fruta com uma cobertura cremosa de brigadeiro, unanimidade nacional, e a casquinha caramelizada das tradicionais maçãs do amor.
Mas será que essa delícia faz sucesso também entre os cirurgiões-dentistas?
Além dos diversos conteúdos publicados na Internet, que incluem desde profissionais ensinando a fazer a receita até celebridades saboreando o “morango do amor”, também viralizaram nos últimos dias vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais ao morderem o doce.
Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce.
Por esse motivo, o programa CFO Esclarece, voltado à divulgação de informações educativas no âmbito da Odontologia, fez uma lista de pontos de atenção para que o “morango do amor” não acabe se tornando o terror da saúde bucal.
O mais importante é evitar fraturas ao morder o doce. A casquinha externa do “morango do amor” é dura e pode quebrar dentes e restaurações em geral.
Esse quadro fica ainda mais sensível em caso de haver restauros extensos, especialmente nos dentes da frente, sendo necessário cuidado redobrado.
Dica: escolha partes mais finas do caramelo na hora de realizar a mordida com os dentes incisivos. Durante a mastigação, use os molares, que são mais fortes e possuem a função de triturar os alimentos.
O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca, de forma que sejam minimizados os riscos.